PARENTES DE CONDENADOS À MORTE PEDEM CLEMÊNCIA À INDONÉSIA

 

Advogado de brasileiro apresentará recurso contra ordem de execução

Parentes de condenados à morte na Indonésia pediram clemência ao presidente Joko Widodo, que ignorou os apelos. O advogado do brasileiro Rodrigo Gularte fará recurso final. 

-RIO E CILACAP- Parentes dos presos condenados à morte na Indonésia fizeram apelos de misericórdia ontem, somando esforços aos de governos estrangeiros e das Nações Unidas. No sábado, o brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, e outros oito condenados por tráfico de drogas foram avisados que seriam executados a partir de amanhã. 

Os pedidos de clemência dos prisioneiros foram direcionados ao presidente Joko Widodo. Ele retomou as execuções em 2013, após um intervalo de cinco anos. Seis execuções já foram realizadas este ano.

Apesar dos pedidos, Widodo se recusou a falar com a imprensa internacional sobre os apelos e a repercussão diplomática das execuções:

— Eu já disse várias vezes que não vou discutir isso novamente — declarou.

Angelita Muxfeldt, prima de Gularte, visitou-o ontem e apresentou às autoridades indonésias atestados médicos para comprovar que ele sofre de esquizofrenia. Nesta segunda, o advogado indonésio Ricky Gunawan irá apresentar um recurso contra a decisão, além de novos laudos.

Angelita encontrou com Gularte para falar de sua defesa, mas disse que ele “não entende a situação”.

Segundo o G1, durante conversa com o advogado, o brasileiro rejeitou fazer seus três últimos pedidos e expressou confiança de que a sentença não será cumprida

— Ele rejeitou, rindo. E disse: Isso é alguma coisa como Aladdin? Não preciso disso — contou Gunawan.

Para o advogado e amigo da família Cleverson Teixeira, o brasileiro vive em um “mundo de sonhos”:

— Ele não está em suas faculdades mentais e não entende a realidade. Sua expectativa sonhadora sempre foi de que a execução nunca aconteceria.

Representantes de países dos outros condenados, como França, Austrália e Filipinas, somam forças aos apelos. Vigílias serão realizadas perto dos consulados da Indonésia em Sidney e Melbourne, na Austrália, que tem dois condenados no grupo.

Uma associação de trabalhadores indonésios também planeja uma vigília em frente ao palácio presidencial de Jacarta e pedirá clemência para a filipina Mary Jane Veloso, que afirma ter sido condenada injustamente.

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, afirmou que pretende fazer um apelo por Mary Jane a Joko Widodo durante um encontro de líderes asiáticos, em Kuala Lumpur, na Malásia.