Brasileiro e outros executados na indonésia dispensaram uso de vendas

 

O brasileiro Rodrigo Gularte, 42 anos, e mais sete condenados à morte na Indonésia por tráfico de drogas recusaram ter os olhos vendados e optaram por encarar o pelotão de fuzilamento. Segundo uma pastora, ouvida pela AFP, que acompanhou um dos presos em seus últimos momentos, os condenados se comportaram com “força e dignidade” e entoaram cânticos religiosos, como “Amazing Grace”, até o pelotão de 12 homens começar a disparar. Um grupo de pessoas que se reuniu na cidade portuária de Cilacap — que dá acesso à ilha de Nusakambangan, onde ocorreram as execuções — segurava velas acesas e também cantava “Amazing Grace”. 

O cântico “Amazing Grace”, traduzido para o português como “Sublime Graça”, foi escrito em 1779 pelo inglês John Newton. Ex­marinheiro e traficante de escravos arrependido, ele descreve a “salvação” e a percepção da “graça de Deus”.

Angelita Muxfeldt, prima de Gularte e que está desde fevereiro na Indonésia, acompanhou os disparos da execução à distância, ao lado do encarregado de negócios do Brasil em Jacarta, Leonardo Carvalho Monteiro, maior autoridade brasileira no país. 

CORPO ESTÁ EM JACARTA

Além de Rodrigo Gularte foram executados dois australianos, quatro nigerianos e um indonésio. A filipina Mary Jane Veloso foi poupada pouco antes da execução, depois que a mulher que teria colocado drogas em sua mala se entregou à polícia nas Filipinas. Mary Jane sempre alegou ter sido enganada por uma organização criminosa que lhe arranjou um emprego na Indonésia e que teria colocado 2,6 quilos de heroína em sua bagagem. A Indonésia atendeu a um pedido do governo filipino após a prisão da suposta criminosa.

Pouco antes do amanhecer de ontem na Indonésia, os corpos dos oito executados foram levados da ilha Nusakambangan para Cilacap, em caixões brancos. Angelita chorava muito, enquanto era conduzida pelo padre Charlie Burrows. O caixão com o corpo de Gularte foi transportado para uma casa funerária em Jacarta, onde uma breve cerimônia foi realizada. Desolada, Angelita esteve todo o tempo junto ao caixão velando o primo. Ela cuidará dos trâmites do traslado do corpo ao Brasil.

O corpo de Rodrigo Gularte será enterrado em Curitiba. O pedido foi feito pelo próprio Gularte, em seus últimos dias na prisão. Ainda não há data prevista para o traslado do corpo da Indonésia para o Brasil. A mãe de Gularte, Clarisse, recebeu a notícia da morte do filho acompanhada de parentes. Desde que soube que o filho seria executado, Clarisse ficou com a saúde debilitada.

ONU CONDENA EXECUÇÕES

O Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) criticou ontem as oito execuções de condenados por tráfico de drogas. O escritório do Alto Comissariado para Direitos Humanos diz que o governo pede por clemência de seus cidadãos em outros países, mas fuzila em seu próprio território.

— É incompreensível o motivo pelo qual o governo pede por clemência de seus próprios cidadãos que estão próximos da execução em outros países, e ao mesmo tempo se recusa a garanti­la por crimes menores em seu próprio país — disse o porta­voz do escritório Rupert Colville.

Ele disse ainda que é “profundamente triste que essas pessoas tenham sido privadas de suas vidas”. Colville acrescentou que a pena de morte é adotada por leis em alguns países em casos de crimes mais graves, como o homicídio.

O primeiro­ ministro australiano, Tony Abbott, também repudiou as execuções e anunciou que convocará o embaixador indonésio no país para que ele fale sobre o ocorrido.