Título: Recado na tevê
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 03/08/2011, Cidades, p. 25

O programa partidário do PMDB que foi ao ar na noite de segunda-feira expõe uma mudança nas relações entre a legenda e o PT. Na última inserção de 30 segundos, veiculada há dois meses, o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB) apareceu de capacete de obras, exibindo realizações da administração de Agnelo Queiroz. Nesta semana, Filippelli surge na televisão com um tom sóbrio em que se dirige diretamente aos aliados de campanha. "O PMDB não fugiu a suas responsabilidades, não criou obstáculos para o governo, não rompeu compromissos, não fraquejou", afirmou.

Filippelli e Agnelo têm um acordo pré-eleitoral pelo qual dividiram espaços no governo. O peemedebista ficou responsável pela área de infraestrutura e indicou pessoas de sua confiança para a Secretaria de Obras, Presidência da Companhia de Saneamento de Brasília (Caesb), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o DFTrans, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), sem contar sugestões para administrações regionais e cargos de segundo escalão. Coube a Agnelo, principalmente, pastas que interagem diretamente com o gabinete do governador e as secretarias de Saúde, Segurança e Educação, além dos principais cargos do Palácio do Buriti.

Reservado Na avaliação de petistas, o compromisso foi cumprido, mas isso não significa um acordo eterno. Seis meses depois da posse, a movimentação para abocanhar parte do poderio do PMDB está em curso. Filippelli tem se mantido reservado. Evita entrevistas e não expõe publicamente divergências internas. Ele, no entanto, tem buscado apoio político com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), avalista do acordo no Distrito Federal.

No programa do PMDB da última segunda-feira, o vice-governador disse que seu partido tem feito a sua parte. "Para construir uma nova história é preciso ter disciplina, determinação e respeito e o PMDB do DF até aqui fez a sua parte. Teve disciplina ao participar do governo, determinação ao corrigir os erros do passado e respeito com o povo e nossos aliados." E ainda deu uma alfinetada ao se utilizar da própria marca da campanha de Agnelo. "O grande compromisso do PMDB é com Brasília e com o verdadeiro novo caminho." (AMC)

Colaborou Denise Rothenburg