Lindbergh e testemunha entram em contradição

 

Ao depor, senador negou encontro que ex-assessor do pp agora confirma

Eduardo Bresciani

e Evandro Éboli

opais@oglobo.com.br

Lava-jato. Lindbergh Farias: "Reafirmo que não conheço João Cláudio Genu"

André Coelho/26-02-2013

BRASÍLIA

Acusado no processo do mensalão, o ex-assessor do PP João Cláudio Genu afirmou em depoimento prestado neste mês que participou, a convite do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, de duas reuniões com o senador Lindbergh Farias (PT) sobre doações para a campanha do petista ao governo do Rio, em 2014. Em seu depoimento no inquérito a que responde no Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava-Jato, o senador negou conhecer Genu.

Procurado pelo GLOBO ontem, Lindbergh afirmou, em nota, que se Genu esteve com ele em algum evento, não o notou. E destacou que as conversas com Paulo Roberto Costa foram sobre "doações legais".

Em seu depoimento na Lava-Jato, Genu disse que a primeira das reuniões com Lindbergh ocorreu entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. O segundo encontro foi realizado em janeiro de 2014, segundo ele. Nas duas ocasiões, Genu estava condenado no mensalão - ele recorreu da decisão do STF e acabou absolvido.

Genu foi condenado em 2012 a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro. Teve, no entanto, sucesso nos recursos que apresentou. Em 2013, conseguiu reduzir a pena e, em março de 2014, obteve a absolvição.

Genu contou ter conhecido o senador na primeira das reuniões, realizada em um restaurante na Barra da Tijuca. Lindbergh estava acompanhado de integrantes da pré-campanha. De acordo com Genu, o senador pediu a Costa para elaborar o seu programa de governo na área de energia, e disse que nomearia o ex-diretor como secretário, caso fosse eleito. Lindbergh pediu, então, ajuda para levantar doações.

Genu afirma que o segundo encontro ocorreu num restaurante em Copacabana. Nessa ocasião, teria ocorrido um detalhamento sobre as potenciais doações para a campanha de Lindbergh. Genu afirma que foi ele quem tomou nota sobre o encontro.

Lindbergh depôs à Polícia Federal antes de Genu. Em 30 de março deste ano, negou conhecer o ex-assessor do PP. "Que com certeza João Cláudio Genu não participou dessa reunião, tampouco o conhece", disse ele, de acordo como o de depoimento. O depoimento de Genu foi dado no dia 9 de abril.

Aos policiais, Costa já tinha mencionado a presença de Genu nas reuniões com o senador petista. Lindbergh disse não saber porque o ex-diretor teria feito essa afirmação.

Questionado sobre a contradição, o senador respondeu. "Reafirmo que não conheço João Cláudio Genu e jamais estive com ele reservadamente. Se ele esteve em algum encontro de minha campanha, onde compareciam dezenas de pessoas, a convite de terceiros, eu não o notei", diz em nota.

O petista ressalta que o ex-diretor registrou em sua delação que as conversas eram sobre doações oficiais.

Em depoimento, o senador disse não reconhecer a lista de empreiteiras dispostas a colaborar com sua campanha apreendida no escritório de Costa. Relatou encontros com representantes de empreiteiras, mas negou ter recebido dinheiro ilícito. No fim, disse que estava indignado com a investigação, já que, em 2010, não ocupava cargo público. Disse que nunca indicou pessoas para cargos na Petrobras.