Título: Inspirados na África
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 04/08/2011, Brasil, p. 11

A Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014 está dividida em três eixos: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e assistência à saúde. A preocupação é conseguir evitar as doenças antes que seja necessário usar a rede hospitalar.

Na área de controle de epidemias, o ministério espelha-se na experiência da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Lá, o sistema de monitoramento de doenças funcionava em tempo real. "Nós sabemos o que acontece em qualquer hospital do SUS, mas ainda não é em tempo real", compara Adriano Massuda, coordenador da câmara. Esse sistema serviria para alertar e prevenir possíveis epidemias de doenças comuns no Brasil, como a dengue, e as trazidas de outros países, como a H1N1.

Essa é a terceira reunião da Câmara, mas será a primeira fora de Brasília. "A pedido dos secretários de saúde, faremos as reuniões nas cidades sedes até para conhecermos a realidade dos locais", detalha o coordenador, ressaltando que nenhum programa será criado especificamente para o Mundial. "Vamos executar os que já existem no ministério com mais rapidez e investir mais recursos e esforços em áreas prioritárias. A Copa será um estímulo", explica Adriano. (JB)