Título: Berlusconi lança plano
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 04/08/2011, Economia, p. 14

Roma ¿ O chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, lançou ontem um "plano de ação urgente" para reativar a economia italiana, diante dos temores de um contágio da dívida e com o objetivo de tranquilizar os mercados. Para evitar a reação imediata dos mercados, que poderiam reprovar sua política econômica, Berlusconi falou após o fechamento da bolsa italiana.

"Os mercados não avaliaram nossa solidez", afirmou o mandatário, após elogiar o sistema financeiro italiano e pedir "a colaboração de todos", inclusive da oposição de esquerda, para reativar a economia. "Temos bases econômicas sólidas, os bancos têm liquidez, são solventes e superaram tranquilamente os testes europeus", disse Berlusconi. A aparição do chefe de governo diante dos deputados foi excepcional, já que, até agora, o político magnata havia evitado tomar a iniciativa devido às relações tensas que mantém com seu ministro da Economia, Giulio Tremonti.

Hoje, o governo deverá realizar um encontro-chave com os atores sociais com os quais pretende acordar "um pacto para o crescimento". Berlusconi prometeu que vai melhorar a qualidade dos serviços púbicos para fomentar a competitividade e autorizará o emprego de recursos para fomentar investimentos, ainda que com contribuições privadas.