Valor econômico, v. 15, n. 3738, 17/04/2015. Finanças, p. C1

 

 

Após alta, Petrobras lidera correção na bolsa

 

Por Téo Takar e Aline Cury Zampieri | De São Paulo

A quinta-feira foi de correção moderada na bolsa brasileira, com investidores estrangeiros predominando na ponta vendedora do mercado pela primeira vez no mês, após o Ibovespa ter renovado sua máxima do ano na quarta-feira. O movimento de realização de lucros foi liderado pelas ações da Petrobras, que vinham de uma escalada de alta de mais de 50% nos últimos 30 dias.

O Ibovespa fechou em baixa de 0,45%, aos 54.674 pontos, com volume de R$ 7,147 bilhões. Petrobras PN (-3%) e ON (-1,86%) ficaram entre as maiores baixas do dia. Entre as demais ações de peso do índice, quase todas encerraram no vermelho: Vale PNA (-1,93%), Itaú PN (-0,75%), Bradesco PN (-0,25%). Apenas Ambev ON fechou estável.

Segundo operadores, investidores aproveitaram para embolsar ganhos com ações da Petrobras desde a abertura do pregão. Mesmo com a correção, a ação PN avança 56% e a ON acumula alta de 61% desde as mínimas mais recentes, registradas em 13 de março.

O estopim para a correção foi o esclarecimento dado pela companhia, de que não incluiu blocos de exploração do pré-sal entre os ativos que pretende vender nos próximos dois anos.

As ações da Vale voltaram a cair, após a agência de classificação de risco Moody's cortar a estimativa de preço do minério de ferro para US$ 40 em 2015 e 2016. Na quarta-feira, o J.P. Morgan havia cortado a recomendação das ações, de compra para neutra, citando a deterioração do ambiente de negócios para mineradoras.

Próximo da hora de fechamento da bolsa, o diretor executivo de finanças e relações com investidores da Vale, Luciano Siani, declarou que, nem a Vale, nem o mercado esperavam uma queda tão grande nos preços do minério de ferro. "A deterioração [recente] dos preços das commodities é um momento secular, após 10 ou 15 anos de preços vantajosos", afirmou.

Siani fez apresentação para participantes da Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, que é o maior acionista individual da mineradora. "A boa notícia é que companhia está entrando em trajetória de aumento de produção nos próximos anos e isso ajuda a compensar a queda dos preços [das commodities]", afirmou.

Embraer ON (-2,95%) também esteve entre os destaques negativos do dia. A companhia entregou 20 jatos comerciais e 12 jatos executivos no primeiro trimestre. Segundo o BTG Pactual, o mix de vendas decepcionou, uma vez que as vendas de aviões comerciais ficaram concentrada em modelos menores.

A lista de maiores altas do Ibovespa trouxe Gafisa ON (4,41%), Usiminas PNA (3,98%) e CSN ON (3,62%). Os papéis de Usiminas e CSN continuaram turbinados pela decisão de terça-feira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A xerife do mercado considerou que a compra de ações da Previ pela Ternium, em outubro do ano passado, obriga a Ternium a realizar uma oferta de aquisição (OPA) das demais ações ON da siderúrgica mineira em circulação.

A Ternium disse ontem que poderá vender a parcela de ações excedente a um terço do total de papéis em circulação (free float) para não ser obrigada a realizar a OPA, como está previsto na instrução nº 361 da CVM.