Título: A ética não é elástica
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 17/08/2011, Política, p. 2

Duas perguntas ecoam na Esplanada dos Ministérios. A primeira é até onde vai a resistência de Wagner Rossi para se manter no principal cargo da pasta da Agricultura. A segunda é se a ética é elástica.

A primeira resposta depende do entendimento da presidente Dilma Rousseff, que já se mostrou disposta a fazer faxina nos ministérios envolvidos ou acusados de algum tipo de irregularidade.

A segunda questão é fácil de responder. A ética não é elástica, por mais que o ministro Rossi justifique que usou o jatinho de uma empresa do ramo de agropecuária "em raras ocasiões".

O artigo 7º do Código de Ética da Alta Administração Federal deixa claro que "a autoridade pública não poderá receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade". Mais claro impossível.

Assim, tanto faz se Rossi utilizou um pouquinho ou um montão o jatinho da Ourofino. Ele, pelo que diz a lei, simplesmente não poderia ter utilizado. Que procure um outro argumento.