Título: Instituto para Lula
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 16/08/2011, Política, p. 4

São Paulo ¿ Em uma reunião a porta fechada em um hotel de luxo em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem a amigos e assessores que vai inaugurar o seu próprio instituto, como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No encontro sigiloso, o petista discutiu com assessores um relatório contábil que mostrava quanto a entidade já arrecadou e a previsão de doações financeiras futuras. A "sacolinha" está sendo passada principalmente nas empreiteiras que realizaram obras enquanto Lula era presidente da República e em operadoras de telefonia. A expectativa é transformar o Instituto Cidadania, criado há 12 anos, no Instituto Lula. Mas, para isso, os envolvidos na empreitada vão esperar o caixa atingir pelo menos R$ 20 milhões.

Para a presidente da entidade, Lula escolheu o ex-presidente do Sebrae, ex-tesoureiro de campanha e amigo Paulo Okamoto. Devem compor ainda a diretoria do instituto o deputado José de Felippi (PT-SP), os ex-ministros Luiz Dulci e Paulo Vannuchi, e a ex-assessora da Presidência da República Clara Ant. Lula não assume publicamente, mas para os mais próximos assegura que o ex-ministro Antonio Palocci terá um cargo importante na entidade.

Caberá a Lula a presidência de honra da entidade. Segundo o texto preliminar do estatuto de criação debatido ontem, o instituto será uma associação civil com associados que colaboram com cotas financeiras mensais. O texto prevê ainda que a entidade poderá se associar ao governo, mas não fica claro de que forma essa ligação seria feita e se os cofres públicos repassariam verbas.

Assim como o instituto FHC, a entidade ficará responsável pela criação de um memorial sobre o período em que Lula foi presidente, além de elaborar programas políticos para a África e a América Latina.