Título: Série de denúncias
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/08/2011, Política, p. 2

O Ministério da Agricultura encontra-se na lista da "faxina" que está sendo realizada na Esplanada. Os escândalos tiveram início depois de declarações de Oscar Jucá Neto ¿ ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Demitido da Conab, Neto denunciou esquema de corrupção no órgão, que já foi comandado pelo titular da pasta, o peemedebista Wagner Rossi.

As declarações do irmão de Jucá causaram constrangimento no governo, que tentou apagar o incêndio, mas denúncias relatando a atuação do lobista Júlio Fróes no Departamento de Licitação do Ministério da Agricultura recolocaram a pasta na lista de órgãos suscetíveis a mudanças. Acusado de utilizar as dependências do ministério, inclusive as entradas privativas, para elaborar laudos e estudos de licitação no intuito de favorecer empresas pré-definidas, Fróes cita o então secretário executivo da pasta, Milton Ortolan. O ex-número 2 do Ministério da Agricultura seria ligado ao lobista. Pressionado, Ortolan entregou o cargo no último dia 6.

Denúncias de enriquecimento ilícito, de problemas na gestão da Conab durante a administração de Rossi e o suposto recebimento de propina também têm atingido o titular do Ministério da Agricultura. O ministro compareceu duas vezes ao Congresso, na Câmara e no Senado, para prestar esclarecimentos e recebeu apoio dos aliados governistas e da presidente Dilma Rousseff, que manifestou confiança no trabalho de Rossi. (JJ)