Título: Outros candidatos na disputa
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/08/2011, Mundo, p. 12
Henrique Capriles 39 anos, atual governador do estado de Miranda e um dos líderes do partido Primeiro Justiça, é o candidato da oposição que mais cresce nas pesquisas de intenção de voto. Evita confrontos com Hugo Chávez e busca copiar do governante sua atitude populista até na maneira de se vestir e de falar. Foi o mais jovem presidente da extinta Câmara dos Deputados, que presidiu entre 1999 e 2000.
Pablo Pérez 42 anos, chefia o Executivo do estado de Zulia e é um dos líderes do partido Um Novo Tempo (UNT). Detém o poder no estado mais povoado e mais rico do país. Formado em direito, aparece em segundo lugar entre os candidatos da oposição mais bem colocados para enfrentar Chávez na eleição. Trabalhou no governo de seu antecessor no governo de Zulia, Manuel Rosales, que também quer a presidência.
Manuel Rosales 59 anos, fundador do UNT, encontra-se asilado no Peru desde 2009. Apoiou o frustrado golpe de estado contra Chávez em 2002 e foi acusado há nove anos de enriquecer de forma ilícita quando governou Zulia. Pesquisas eleitorais apontam que seria o terceiro candidato mais votado para substituir o atual presidente.
Leopoldo López
40 anos, fundador do partido Vontade Popular. Foi julgado por denúncias de corrupção, depois de ser prefeito de Chacao (2000-2008), e condenado pela Justiça da Venezuela à perda de seus direitos políticos. Agora, tenta reavê-los com apelações junto à Corte Interamericana. Analistas políticos venezuelanos acreditam que ele alcançará essa reabilitação porque interessaria ao governo embaralhar ainda mais a escolha do candidato da oposição. María Corina Machado 44 anos, representante do estado de Miranda na Asembleia Nacional (Legislativo venezuelano). É uma candidata independente, tida como séria, mas sem experiência. Ela é a única mulher no páreo para tentar apear Chávez do poder. Porém, como é a primeira vez que exerce um cargo legislativo, ainda é pouco conhecida pelo eleitorado do resto do país.
María Corina Machado
44 anos, representante do estado de Miranda na Asembleia Nacional (Legislativo venezuelano). É uma candidata independente, tida como séria, mas sem experiência. Ela é a única mulher no páreo para tentar apear Chávez do poder. Porém, como é a primeira vez que exerce um cargo legislativo, ainda é pouco conhecida pelo eleitorado do resto do país.
Antonio Ledezma 56 anos, líder do partido Aliança Bravo, é o atual prefeito de Caracas. Exerce desde 1992 cargos legislativos e de chefias em executivos regionais. Assim como Leopoldo López, viajou aos Estados Unidos para pedir o apoio dos imigrantes venezuelanos à sua campanha presidencial. De acordo com sondagens de intenção de voto, se reveza nas últimas colocações com María Corina Machado e o fundador do Vontade Popular.