Título: Não passou
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/08/2011, Mundo, p. 12

De volta à Venezuela na noite de sábado, depois da segunda sessão de quimioterapia em Cuba, Hugo Chávez afirmou à televisão oficial VTV que está respondendo bem ao tratamento, mas frisou que o câncer ainda "não passou". "O que quero dizer ao povo e dizer também a mim mesmo é que ontem (sexta-feira) Fidel (Castro, ex-ditador de Cuba) insistia: "Chávez, não se esqueça disso, não se deixe levar pelos impulsos. Você mesmo pode se convencer de que tudo já passou, e o povo pode começar a acreditar que tudo já passou". Não passou", assegurou o presidente.

Com um câncer detectado há dois meses, Chávez disse estar seguindo uma rotina de medicamentos, alimentação controlada e exercícios físicos para se recuperar. Ele ainda afirmou que está ganhando peso e que não teve náuseas. Segundo o dirigente venezuelano, os exames médicos apresentaram resultados positivos.

No sábado, o presidente cubano Raúl Castro despediu-se de Chávez no Aeroporto José Martí de Havana, onde ambos, vestidos com uniforme militar, deram um forte abraço. "Antes de sua partida para Caracas, Chávez confraternizou com Raúl e Fidel e escreveu em sua conta do Twitter que festejou o aniversário número 85 do líder da revolução cubana", afirmou o jornal de Havana Juventud Rebelde.

A doença de Chávez é mantida sob sigilo pelo governo venezuelano. Sabe-se apenas que ele retirou um tumor maligno na região pélvica, informação insuficiente para pensar em prognósticos. O câncer é um nome genérico para mais de 100 tipos de doenças, caracterizadas pelo crescimento desordenado das células, e cada uma delas possui características diferentes. De acordo com o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, blogueiro do site RunRun, que antecipou o diagnóstico de Chávez, provavelmente o câncer do presidente é na próstata. Também segundo Bocaranda, foi Fidel Castro quem o convenceu a fazer exames em Cuba, onde o tumor foi diagnosticado e tratado.