Título: Indicação controversa
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 06/08/2011, Política, p. 6

O Ministério dos Transportes afirmou que a indicação do terceirizado Fernando Clayton Pessoa de Aguiar para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) partiu do gabinete do então secretário-executivo da pasta, Paulo Sérgio Passos ¿ atual ministro. A indicação se deu por se tratar de um ¿profissional qualificado¿, segundo o ministério. ¿O currículo do servidor foi encaminhado, como muitos outros, ao gabinete do secretário executivo e foi encaminhado ao Dnit para avaliação de possível aproveitamento¿, sustenta a assessoria, em resposta ao Correio.

O ministério não negou que Passos e Fernando são amigos e deixou de responder se o terceirizado poderá ser afastado da função. Para o Dnit, não há motivos para que Fernando deixe o cargo na Assessoria de Controle Processual (Ascop). ¿Não confirmamos a informação de que ele foi indicado pelo ministro. Sua contratação se deve à sua qualificação e experiência, como bacharéu em direito e em engenharia civil¿, afirma a assessoria de imprensa do órgão.

Questionado pelo Correio sobre sua relação de proximidade com o titular dos Transportes, o servidor afirmou que não tem nada a dizer sobre o assunto. (VS)

Radiografia da nova diretoria » Jorge Ernesto Pinto Fraxe, diretor-geral do Dnit ¿ O general de Roraima atuava no Departamento de Engenharia e Construção do Exército e coordenou obras no Rio Grande do Norte e na Paraíba. É considerado quadro técnico.

» Tarcísio Gomes de Freitas, diretor executivo ¿ Deixa a coordenação de auditoria de Transportes da Controladoria-Geral da União para repor os quadros do Dnit.

» Mário Dirani, diretor de Infraestrutura Ferroviária ¿ Ocupou cargos técnicos na Agência Nacional de Transportes Terrestres e atualmente está na Secretaria de Gestão dos Programas de Transportes como especialista em infraestrutura sênior. Dirani é estudioso dos sistemas de trem em alta velocidade.

» Roger da Silva Pêgas, diretor de Infraestrutura Rodoviária ¿ É especialista em infraestrutura da Secretaria de Gestão dos Programas dos Transportes.

» Paulo de Tarso Oliveira Cancela Campolina de Oliveira, diretor de Administração e Finanças ¿ É analista de finanças e controle do Ministério da Fazenda, mas está cedido ao governo do estado do Rio de Janeiro.

» Adão Magnus Marcondes Proença, diretor de Infraestrutura Aquaviária ¿ especialista em infraestrutura da Secretaria de Gestão dos Programas dos Transportes. Tem projeto de revitalização da Hidrovia Brasil-Uruguai.

» José Florentino Caixeta, diretor de Planejamento e Pesquisa ¿ Atua na coordenação de planejamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Distrito Federal.