Título: Wilson Lima na Codeplan
Autor: Alcântara, Manoela
Fonte: Correio Braziliense, 06/08/2011, Cidades, p. 30

Afastado da vida pública desde o início do ano, quando deixou a Presidência da Câmara Legislativa, o ex-distrital ocupará o cargo de diretor de Projetos e Parcerias da Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Indicação foi feita pelo governador Agnelo Queiroz

O ex-governador do DF Wilson Lima (PR) será o novo diretor de Projetos e Parcerias da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Ontem, o governador Agnelo Queiroz (PT) determinou a nomeação dele ao cargo, que conta com salário de R$ 15 mil. O Conselho de Administração do órgão se reúne na próxima segunda-feira, às 10h, para aprovar a indicação feita pela chefe do Executivo. Na ocasião, os 10 membros também devem deliberar sobre o afastamento de 15 dias do atual presidente da empresa, Miguel Lucena, por motivos de saúde. Interinamente, quem assumirá a Presidência é Júlio Miragaya, diretor de Gestão de Informações.

Como a indicação para o cargo é política, o conselho ou o presidente podem negar o pedido. Segundo o presidente da Codeplan, o nome do ex-presidente da Câmara Legislativa deve ser aprovado. ¿O governador escolheu Wilson Lima em uma composição política, cabe a mim aceitar. Farei isso e terei que garantir as melhores condições de trabalho a ele¿, disse Lucena. Ele garante entender as costuras políticas que foram feitas para assegurar a eleição do governador Agnelo e garante que não vai se opor à decisão do petista. ¿Não existe objeção da minha parte. Volto em 15 dias, assim que cumprir determinações médicas¿, complementou.

O ¿fofinho¿, como era conhecido na Câmara Legislativa pela forma carinhosa com que tratava colegas e servidores, estava desempregado há oito meses e volta ao cenário político para trabalhar na empresa que foi o berço da Operação Caixa de Pandora. Logo após assumir a diretoria, Lima deve ter menos trabalho que o previsto para o cargo, já que o Governo do DF estuda a possibilidade de retirar do órgão o controle das parcerias público-privadas (PPPs).

Vocação Se isso ocorrer, a Secretaria de Governo, comandada por Paulo Tadeu (PT), assumirá estsa responsabilidade. Lima passará a ocupar, então, o cargo máximo da Diretoria Institucional de Relacionamentos ¿ nome que deve substituir a pasta de Projetos e Parcerias ¿ e cuidar da área de contatos comerciais e relacionamento com o público externo. ¿Há um entendimento de que o Executivo deve cuidar das PPPs. Não tem nada fechado ainda, mas a Secretaria de Governo deve ser a responsável por coordenar e fiscalizar as parcerias¿, explicou Lucena.

A mudança faz parte de uma tentativa de que a Companhia de Planejamento do Distrito Federal retome seu papel original, que é o de apoiar o GDF em atividades de planejamento estratégico e desenvolvimento econômico. ¿Houve muito desvio de função na Codeplan. Essa história de contrato de informática não é da nossa alçada. Queremos ser o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de Brasília¿, afirmou.

Informações De acordo com o Decreto nº 27.754/2007, entre as atribuições da Codeplan estão o fornecimento do conjunto de informações, estudos e pesquisas cartográficas, geográficas, econômicas, sociais, territoriais e urbanas para ajudar no planejamento estratégico e de geoprocessamento do Governo do Distrito Federal.

Perfil Um homem polivalente Wilson Lima já foi vendedor de picolés, frentista, mecânico e pintor. Em 1998 foi eleito deputado distrital pela primeira vez. No governo de Joaquim Roriz (PSC), ocupou, em 2002, a chefia da Subsecretaria de Alimentação e Promoção Social da Secretaria de Solidariedade, quando se licenciou da Câmara Legislativa. Em 2006, foi eleito para seu terceiro mandato, com 8.983 votos, pelo Partido da República. Em 2010, quando presidia a Câmara, assumiu o Governo do Distrito Federal após o afastamento do então governador José Roberto Arruda e a renúncia do vice Paulo Octávio. O distrital ficou somente dois meses no cargo. Foi substituído por Rogério Rosso, que exerceu mandato-tampão até o fim do ano passado.