Título: Famosos na campanha
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 15/08/2011, Política, p. 5

Nas ruas do Pará, o principal assunto tem sido o plebiscito. Daqui a um mês, começarão as propagandas das frentes favorável e contrária à divisão do estado. E, no que depender dos separatistas, elas terão peso financeiro de eleições. Os parlamentares favoráveis à criação de Carajás e Tapajós defendem que não haja limite para os gastos com a campanha. Os separatistas contam com o apoio de grandes pecuaristas, agricultores e mineradoras. Já aqueles em prol da manutenção de um único estado querem limitar em R$ 5 milhões os gastos autorizados para cada frente. A definição ficará para a semana que vem, quando o TSE definirá as resoluções que vão balizar o plebiscito.

"Acho que as frentes devem proceder como nas eleições, onde cada partido fixa o valor que pretende gastar", defende o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA). A senadora Marinor Brito (PSol-PA), por sua vez, afirma que há consenso entre os contrários ao desmembramento do estado para que cada campanha não custe mais que R$ 5 milhões.

A campanha pela criação do Carajás terá como marqueteiro nada menos que o publicitário Duda Mendonça, responsável pela propaganda eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, quando o petista foi eleito pela primeira vez para o Palácio do Planalto. "Ele é proprietário na região de Redenção. Vai fazer tudo gratuitamente. Até porque não teríamos condições de pagá-lo", afirma Giovanni Queiroz. Segundo o deputado, Duda diz estar convencido de que a divisão será melhor para o Brasil.

A frente favorável à unidade do Pará também já angariou um reforço de peso. Trata-se do jogador Paulo Henrique Ganso, do Santos e da Seleção Brasileira, que já teria aceitado convite para ser garoto propaganda da Frente Suprapartidária em Defesa do Pará. (DA)