Valor econômico, v. 15, n. 3742, 24/04/2015. Brasil, p. A3

 

Confiança sobe na indústria, mas segue abaixo da média

 

Por De São Paulo

A confiança dos empresários do setor industrial melhorou em abril devido à avaliação mais positiva sobre as condições das empresas e da economia nos próximos seis meses, de acordo com pesquisa mensal divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), que sintetiza a pesquisa, aumentou para 38,5 pontos, de 37,5 pontos em março, mas ainda segue abaixo da linha dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo, e está 17,9 pontos abaixo da média histórica, de 56,4 pontos.

O aumento registrado neste mês é resultado da melhora das perspectivas em relação às condições da empresa e da economia nos próximos seis meses. O índice de expectativa subiu para 43,2 pontos em abril, 1,8 ponto superior ao de março. No entanto, também está abaixo de linha divisória dos 50 pontos, o que confirma o pessimismo dos empresários.

O índice de condições atuais caiu 0,7 ponto em abril de 2015, na quinta retração consecutiva, para 29,1 pontos. Neste caso, valores inferiores a 50 pontos mostram avaliação de piora das condições dos últimos seis meses.

A confiança é menor entre as pequenas e médias empresas, com 37,1 pontos. Nas grandes empresas, o índice foi de 40 pontos. A pesquisa mostra que a confiança melhorou em todos os segmentos industriais em abril ante março.