O globo, n. 29872, 21/05/2015. País, p. 7

Igreja de SP abriga grupo de 240 haitianos em condições precárias

Germano Oliveira

Desde domingo, Acre enviou seis ônibus repletos de imigrantes à cidade

-SÃO PAULO- O haitiano Octame Jeff, de 20 anos, chegou a São Paulo na noite de anteontem vindo do Acre. Desde domingo, é parte de um grupo de 240 compatriotas que desembarcaram na capital paulista, depois de viajar por horas num dos seis ônibus fretados pelo governo acriano para enviar os haitianos ao Sudeste. O grupo busca emprego e melhores condições de vida. Gripado, com dor na garganta e febre, Jeff, até ontem, ainda não tinha recebido atendimento médico.

RONNY SANTOS/FOLHAPRESS Humilhação. Imigrante haitiano usa água do mictório para tomar banho

O grupo está abrigado em condições precárias no salão da Igreja Nossa Senhora da Paz, no Centro de SP. O local é conhecido por receber imigrantes, mas só tem capacidade para abrigar 60 pessoas. As demais se espremem no salão, amontoados no chão. O grupo dorme em colchonetes, passa frio à noite, só têm uma refeição por dia (o jantar) e enormes dificuldades para usar o banheiro. Só há um para 110 abrigados. O padre Paolo Parisi reconhece a precariedade, mas acha pior deixá-los na rua.

— As condições aqui são muito difíceis. A gente passa frio e fome. Espero arrumar emprego e alugar uma moradia — disse Jeff.

O governador do Acre, Tião Viana, reúne-se hoje com representantes do governo federal, que promete aumentar a repressão aos coiotes, responsáveis por trazer haitianos ao Brasil.