O globo, n. 29867, 16/05/2015. País, p. 6

Padilha é hostilizado durante almoço

LEONARDO GUANDELINE
 

Ex-ministro rebate críticas sobre o Mais Médicos

Um vídeo que circulou ontem na internet mostra o ex- ministro da Saúde Alexandre Padilha sendo hostilizado em um restaurante do Itaim Bibi, bairro nobre de São Paulo. Nas imagens, gravadas durante um almoço, um homem aparece batendo com uma faca em um copo e pedindo a atenção dos clientes, antes de anunciar a presença de Padilha, atualmente secretário municipal de Relações Governamentais de São Paulo.

— Queria saudar aqui hoje, dizer que temos a ilustre presença do ex- ministro da Saúde Alexandre Padilha, que nos brindou com o Mais Médicos, da presidente Dilma Rousseff, responsável por gastos de R$ 1 bilhão que nós, otários, pagamos até hoje. Parabéns, ministro — disse o manifestante, antes de ser aplaudido por parte da clientela. Padilha rebateu: — Sessenta e três milhões de pessoas atendidas, 63 milhões.

O protesto foi realizado pelo advogado Danilo Amaral, que em sua página no Facebook costuma compartilhar mensagens contra o governo federal.

Segundo clientes do restaurante, o ex-ministro e pessoas que o acompanhavam pagaram a conta e deixaram o local logo após a manifestação.

A assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Relações Governamentais de São Paulo informou que o secretário participava de um almoço com amigos da época do ensino médio e que ele se manifestaria sobre o episódio nas redes sociais.

Às 22h, Padilha postou um longo comentário sobre o episódio. No texto, intitulado “Inaceitáveis instantes de intolerância”, diz que não se abalou.

“APLAUSO SOLITÁRIO”

“Enfrentei alguns colegas de profissão para defender o Mais Médicos. Pelas pessoas beneficiadas pelo programa, venci preconceitos e mentiras. Não é qualquer coisa que me deixa perder o rumo e o foco. Muito menos me faz levantar de uma mesa repleta de amigos. Tampouco me impressionaria com um agressor e um aplauso solitário de quem não encara um debate democrático e prefere a agressão e a fuga”, escreveu.

Padilha ressaltou algumas conquistas do Mais Médicos, sobretudo o fato de que “a nova etapa mobilizou apenas médicos brasileiros”. Ao final da mensagem, o petista publicou uma imagem com uma frase atribuída ao líder indiano Mahatma Gandhi: “A raiva e a intolerância são as inimigas gêmeas da compreensão correta”.

Em fevereiro, outro integrante do primeiro escalão do primeiro governo de Dilma Rousseff foi hostilizado. Ao acompanhar sua mulher, a psicanalista Eliane Berger, durante um tratamento de câncer no Hospital Albert Einstein, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi xingado.

A hostilidade também foi postada em um vídeo, divulgado no YouTube. ( Colaborou Alessandro Giannini)