Título: Acusado, secretário entrega demissão
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 07/08/2011, Política, p. 3

Segundo na hierarquia do Ministério da Agricultura, Milton Ortolan divulgou ontem nota informando que apresentou carta de demissão ao titular da pasta, Wagner Rossi, afastando-se do cargo de secretário executivo. Ortolan foi citado pelo lobista Júlio Fróes como participante de suposto esquema de corrupção no ministério, de acordo com reportagem publicada pela revista Veja. Questionado sobre a distribuição de propina oriunda de contratos com empresas favorecidas pela Agricultura, o lobista nega as acusações, afirma que agiu por orientação de Ortolan e chega a oferecer "gravações que comprometem" o secretário-executivo do ministério.

Na nota em que anuncia seu pedido de demissão, Ortolan "repudia" as acusações e afirma que se sente injustiçado. "Repudio as informações publicadas de que sou conivente com irregularidades e desvios de recursos no Ministério da Agricultura. Em relação ao senhor Júlio Fróes, informo que o conheci por ocasião do início do processo de contratação da Fundação São Paulo (PUC-SP). Desconheço a mencionada reunião realizada na Assessoria Parlamentar do Ministério da Agricultura para distribuição de propina. Informo que apresentei ao ministro, nesta data, meu pedido de demissão, em caráter irrevogável, do cargo de secretário executivo do Ministério da Agricultura. Tenho a consciência tranquila e provarei minha inocência".

Investigação O ministro também divulgou nota rebatendo as informações da reportagem. Rossi afirma, no comunicado, que solicitará à Controladoria-Geral da União (CGU) investigação sobre as acusações e nega ter amizade com Fróes. "Nunca participei de reunião com este senhor. Não desfruta de minha amizade e nem de minha confiança. Reafirmo: não é meu amigo."

Durante a conversa em que oferece o material à revista, na quarta-feira, Júlio Fróes teria agredido o jornalista Rodrigo Rangel, autor da reportagem, com um soco e uma joelhada. Rangel quebrou um dente no episódio.