O globo, n. 29867, 16/05/2015. Economia, p. 24

Mantega reprovou promessa de Rossetto a caminhoneiros

VINICIUS SASSINE

Áudio de reunião da Petrobras revela críticas a diesel congelado

A promessa feita aos caminhoneiros pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, de manter o diesel sem reajuste por seis meses, nas negociações para pôr fim à greve da categoria no começo deste ano, foi duramente criticada pelo então presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Guido Mantega, na reunião de 27 de fevereiro. Na ocasião, Mantega considerou a promessa inadequada e afirmou que Rossetto “não tinha experiência” para conduzir as negociações, revela áudio da reunião, obtido pelo GLOBO. Interlocutor do governo da presidente Dilma Rousseff nas negociações pelo fim da greve, Rossetto havia anunciado dois dias antes que o preço do óleo diesel ficaria congelado pelos seis meses seguintes. Por conta dessa e de outras medidas, a paralisação foi encerrada no início de março.

JORGE WILLIAM/30-4-2015Sem conversa. Rossetto diz que não recebeu o telefonema do ex-ministro

— Em relação à questão do ministro Rossetto, eu me proponho a ligar, ele não poderia ter falado isso, foi totalmente inadequado ele ter falado isso. Não é comum. Eu acho que faz parte da inexperiência dele. Ele não tem experiência e colocaram ele para negociar com os caminhoneiros, e então ele encontrou uma saída. Estou imaginando que seja isso — disse Mantega, que ressaltou que a questão do preço dos combustíveis não é competência do Planalto, mas da Petrobras.

O GLOBO procurou a Secretaria-Geral da Presidência para saber se o ministro Rossetto recebera alguma ligação de Mantega na época. Rossetto respondeu, por meio da assessora, que não e disse que a informação do congelamento do preço do diesel foi repassada ao Planalto pelo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine:

— Desconheço a conversa citada. Em nenhum momento fui procurado pelo ex-ministro Guido Mantega. Durante a greve dos caminhoneiros, em fevereiro deste ano, fui informado pelo presidente da Petrobras que, em função de critérios técnicos de formação de preços, a estatal não iria reajustar o valor do diesel nos próximos seis meses.

A Petrobras disse “não comentar informações supostamente oriundas de vazamentos ilegais”.

PROMESSA SOBRE A CIDE

Na mesma reunião, Mantega afirmou que a promessa aos caminhoneiros feita por Rossetto deveria ter ficado restrita ao imposto que incide sobre combustíveis, a Cide:

— Ele até poderia falar da Cide. O que subiu o preço do diesel ultimamente foi a Cide, não foi a Petrobras. Se não me engano, há uma programação de aumento gradual da Cide. O que ele poderia ter dito é que o governo não vai aumentar a Cide. Isso ele poderia, é âmbito deles, mas não poderia ter dito da Petrobras. Acho que isso escapou. Eu me comprometo a ligar para ele e colocar isso em pratos limpos.

Bendine participou da reunião, mas não opinou a respeito. Em entrevista em 25 de fevereiro, o ministro da Secretaria-Geral já havia dito que o aviso sobre a manutenção dos preços foi repassado pela Petrobras.