Título: PAS completa 15 anos e provas terão mais redação
Autor: Tolentino, Lucas
Fonte: Correio Braziliense, 20/08/2011, Cidades, p. 35

Faz 15 anos que os jovens do Distrito Federal têm duas formas de concorrer às vagas na Universidade de Brasília (UnB). Implantado em 1996, o Programa de Avaliação Seriada (PAS) completou aniversário na última quinta-feira e, depois de várias mudanças, continua como a melhor alternativa na opinião de muitos dos estudantes que querem ingressar na UnB. Quem quiser se lançar na disputa já pode começar a se programar. As inscrições começam no próximo mês e as datas prováveis dos exames de admissãoforam divulgadss (leia Quadro).

Em toda a trajetória do programa, 14.132 garotas e garotos passaram nas provas e muitos deles estão cursando a graduação que escolheram. Do total de aprovados, 4.570 alunos conseguiram o diploma até agora.

Os candidatos do PAS respondem a três provas diferentes, ao fim de cada uma das séries do ensino médio. A segmentação dos conteúdos cobrados nos exames é um dos maiores atrativos para os jovens que optam pelo programa. "É mais fácil porque cai a matéria que estamos estudando em sala", explica Larissa Cardoso, 17 anos, do 3ª ano. No PAS, a concorrência é tida como mais leal. "Tem gente que está estudando há mais tempo que a gente no vestibular tradicional", justifica Rafael Botelho, 17.

As provas deste ano terão novidades. Os candidatos encontrarão pelo menos quatro questões discursivas, que poderão ser respondidas por meio de gráficos, desenhos ou textos. Esses itens terão nota de corte e os concorrentes deverão atingir pelo menos 20% da pontuação máxima possível. A redação passa a ser cobrada nas três etapas e a ter nota classificatória, além de eliminatória.

O primeiro projeto de uma seleção para a UnB nos moldes do PAS surgiu na década de 1980. O coordenador do Fórum Permanente de Estudantes do PAS, Rogério Basali, afirma que a ideia não saiu do papel por conta de entraves políticos. Somente em 1995, as discussões para implantação do programa foram retomadas, em conjunto com integrantes da rede pública e privada de ensino. Existem hoje canais de comunicação com os professores, estudantes e pais e responsáveis dos candidatos.

O concurso nasceu com o objetivo de aperfeiçoar a educação básica. "Os vestibulares priorizam a memorização e a adestração. O PAS surge para dar sentido para o ensino médio. A ideia é levar uma proposta de contextualização para cada série e transformar o estudante em um sujeito crítico", explica Rogério Basali, da Gerência de Interação Educacional do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe).

Programe-se

As inscrições vão de 26 de setembro a 16 de outubro. O Cespe divulgou as prováveis datas de aplicação das provas para ingresso na UnB:

PAS (três etapas) 3 e 4 de dezembro

1º vestibular de 2012 10 e 11 de dezembro

Certificação de Habilidade Específica 19 a 21 de novembro

Proficiência em inglês e espanhol 13 a 25 de novembro

Transferência facultativa 20 de novembro

Admissão de pessoas com diploma de curso superior 20 de novembro