Título: Novo ministro tem carta branca
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 20/08/2011, Política, p. 4
O novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, saiu ontem de encontro com a presidente Dilma Rousseff afirmando ter recebido "carta branca" para mexer na pasta. Foi a primeira vez que os dois se encontraram desde que ele foi indicado para o ministério. Durante entrevista, Mendes Ribeiro se esquivou de falar sobre a Ourofino Agronegócios, que fornece vacinas para febre aftosa e, como denunciou o Correio, emprestava um jatinho avaliado em R$ 7 milhões para viagens particulares do ex-ministro Wagner Rossi. "Não vou entrar nesse assunto. Estou ainda me debruçando sobre os papéis", tergiversou.
Na segunda-feira, ele tem encontro marcado com o ministro da Corregedoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage. Ribeiro pretende pedir um relatório sobre as investigações feitas na pasta. "Todos que quiserem fazer investigação e trabalhos ligados a qualquer tipo de controle terão total liberdade", garantiu o ministro da Agricultura.
Experiência Depois de analisar a situação do ministério, Mendes Ribeiro não descarta demissões na pasta. O nome do ex -secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Caio Rocha, foi anunciado como assessor especial do ministro. O novo ministro também defendeu que a falta de experiência na área não será empecilho para uma boa gestão. "Só preciso de um tempo para mergulhar e entender as coisas", minimizou.
Autor de um projeto de lei que regulamenta o lobby, Mendes Ribeiro defendeu a atuação dos profissionais da área dentro do Congresso Nacional e da Esplanada dos Ministérios. "O Poder Executivo tem que ter essa regulamentação do lobby. Tem que ter um regulamento de quem pode frequentar as salas. Tem que ter câmeras para depois serem checadas", enfatizou.