Título: Musa em Brasília
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 01/09/2011, Política, p. 6

De boné e camiseta, debaixo do sol de meio-dia em Brasília ou com uma blusa de tecido fino decotada, à tarde, na Câmara dos Deputados, Camila Vallejo roubou a cena. Por onde passava, a presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile, que rejeita o título de musa da greve nacional que paralisou o país andino na semana passada, era requisitada para fotos, abraços e elogios. O rosto delicado acentuado pelos olhos turquesa contrasta com a postura firme na hora de cobrar reformas radicais no sistema de ensino do Chile ¿ país com melhor desempenho que o Brasil em exames internacionais.

Enquanto dava dezenas de entrevistas em Brasília, cerca de 50 estudantes secundaristas invadiram o prédio do Ministério da Educação do Chile, em Santiago, ocupando suas dependências por cerca de duas horas e causando alguns danos ao patrimônio. Ao saber da ocupação sem muitos detalhes, Camila reafirmou a importância do momento histórico atual chileno. "Estamos defendendo um diálogo sobre a educação. Precisamos cobrar também os direitos humanos, a justiça e a democracia", disse Camila.

A deputada Manuela D"Ávila (PCdoB-RS), que ciceroneou Camila na Câmara, sugeriu a criação de uma comissão para conhecer a experiência atual do Chile, no encontro com o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS). O senador Lindbergh Farias e o deputado Alessandro Molon, ambos do PT do Rio de Janeiro, correram para participar do encontro. Na saída, Molon pediu à assessoria da presidência as fotos do encontro. Questionado se era para ter registrada a beleza da musa, o deputado brincou. "Ela é muito bonita mesmo, mas pedi foto de toda a mesa." (RM)