MEC cancela avaliação de alfabetização

12 jul 2015

EVANDRO ÉBOLI 

Medida foi tomada por falta de recursos; ano passado foram gastos R$ 150 milhões

-BRASÍLIA- Por questão de economia, o Ministério da Educação (MEC) decidiu cancelar a avaliação anual dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública do país. A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) tem o objetivo de avaliar o conhecimento dessas crianças, na média de 8 anos de idade, em leitura, escrita e matemática. O MEC confirmou que a razão do cancelamento foi mesmo financeira. Em 2014, cerca de 2,9 milhões de alunos se submeteram a essa avaliação, e o custo foi de R$ 150 milhões.

Este ano seria a terceira edição da ANA, que começou em 2013. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação das provas, informou que o propósito é manter a avaliação anual, apesar da crise econômica e da dificuldade de caixa do governo. Até agora não foi divulgado qualquer resultado desse exame. A notícia do cancelamento da prova foi antecipada ontem pelo “Estado de S.Paulo”.

Os resultados da ANA não compõem o Índice de Desenvolvimento Educação Básica, o Ideb. É apenas um diagnóstico das crianças na alfabetização. A avaliação é aplicada sempre em novembro. A prova de português contém 17 questões de múltipla escolha e três abertas, com escrita. Em matemática, são 20 itens de múltipla escolha.

CORTES TAMBÉM EM PÓS-GRADUAÇÃO

Na sexta-feira, o corte de gastos afetou os Programa de Apoio à Pós-Graduação ( Proap). Universidades públicas manifestaram repúdio à redução de 75% dos recursos de cursos de mestrado e doutorado. Segundo as instituições, a medida afetará o desenvolvimento de pesquisas no Brasil. Essa verba é destinada ao custeio de passagens de professores e alunos para congressos e bancas, além de tradução de artigos científicos e a manutenção de equipamentos de laboratórios.