Título: A marca de Dilma no PPA
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 02/09/2011, Política, p. 2
Um "invertebrado gasoso". Assim tinha sido definido o primeiro Plano Plurianual (PPA) do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por técnicos do orçamento quando o tucano inaugurou sua atuação nos projetos de longo prazo do governo. A expressão acabou lembrada por especialistas que analisam o primeiro PPA da presidente Dilma Rousseff. A semelhança entre o modelo dos planos da petista e do tucano foi apontada por consultores que se concentram em descobrir a impressão digital dos presidentes nos PPAs.
Dilma deixou sua marca no PPA. Encaminhou a proposta sem descrever os investimentos e no lugar das "ações" orçamentárias inovou e trocou o termo por "iniciativas". Apenas os programas previstos para 2012 trazem valor proposto pelo governo. As outras metas de prioridades do Executivo para os próximos quatro anos são traçadas como propostas genéricas, na maioria delas sem especificar o estado ou o município favorecido com os investimentos.
No PPA, o número de programas governamentais também foi reduzido dos 320 constantes no último plano para 65. A redução faz parte de proposta do governo de enxugar o número de programas, fundindo iniciativas que tenham proposta semelhante.
No lugar dos valores financeiros para os projetos de longo prazo, o PPA 2012/2015 trouxe a novidade da ênfase nos indicadores sociais, como taxa de mortalidade, de alfabetização e aumento do número de formandos em cursos superiores. Analistas apontam que esse é o primeiro plano que se esforça para trazer dados oficiais da Presidência vinculando o sucesso dos projetos às mudanças objetivas que as iniciativas podem provocar na vida dos cidadãos. (JJ)