Título: Secretária pede demissão
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 02/09/2011, Política, p. 2

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, abria a 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro ao lado da presidente Dilma Rousseff no momento em que um de seus órgãos na Esplanada sofreu nova rachadura. Na tarde de ontem, Marta Porto deixou o Ministério da Cultura (MinC). Ela era a secretária de Cidadania Cultural, escolhida no início do ano para tocar o departamento responsável pelos Pontos de Cultura. Mas a relação com a titular da pasta estava conturbada.

Os Pontos de Cultura, segundo o MinC, compreendem "entidades reconhecidas e apoiadas financeiramente pelo ministério que desenvolvem ações de impacto sociocultural". O ministério deve recursos a essas instituições ¿ em março, a dívida era de R$ 60 milhões ¿ e Marta cuidava justamente da secretaria responsável pelos Pontos de Cultura, criados no governo Lula para descentralizar os investimentos do MinC.

"Ana de Hollanda está sendo colocada em questão por não estar dando continuidade ao programa. Provavelmente (o pedido de demissão de Marta) foi algo nesse sentido: o entendimento de que o programa Cultura Viva não vinha sendo contemplado. É uma relação tensa, de não diálogo com as redes e com esses programas de maior visibilidade do MinC", disse Ivana Bentes, coordenadora do Pontão de Cultura Digital da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Até o início da noite de ontem, o MinC não havia se pronunciado oficialmente sobre a demissão.