Título: Lamas absolvido
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 02/09/2011, Política, p. 6

O ex-tesoureiro do PL e servidor federal Jacinto Lamas, um dos réus no escândalo do mensalão, anexou à sua defesa no Supremo Tribunal Federal (STF) a absolvição obtida em processo aberto contra ele por uma comissão da Câmara dos Deputados. O colegiado analisava se Lamas deveria também ser exonerado a bem do serviço público.

O processo foi aberto em 2009, dois anos depois de Lamas ter sido denunciado ao STF por formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele foi absolvido das acusações, sob a alegação de que a denúncia não se referia às atividades exercidas por ele como servidor público, mas como tesoureiro do extinto PL, hoje PR.

Inocência Outro fator pesou a favor de Lamas. Como o Supremo ainda não julgou o processo, o que só deve ocorrer no ano que vem, o ex-tesoureiro não pode ser condenado, de acordo com o princípio da "presunção de inocência".

O mensalão deve ser votado em 2012, em pleno ano eleitoral. O PT torce para que o julgamento seja adiado, caso contrário o processo vai ao plenário da Corte em meio às disputas municipais.