Divórcio e isolamento

 

Depois de ser acusado de receber US$ 5 milhões de propina no escândalo investigado na Lava-Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou ontem seu rompimento com o governo Dilma, mas não obteve apoio. O PMDB, partido de Cunha e do vice Michel Temer, tratou como pessoal a decisão. Líderes dos demais partidos aliados também decidiram não seguir o presidente da Câmara. Ontem mesmo Cunha autorizou a instalação de quatro CPIs, sendo duas contrárias a interesses do Planalto. Na TV, ele fez balanço do primeiro semestre na Câmara, e houve protestos isolados em algumas cidades. Acuado pela denúncia de que teria cobrado US$ 5 milhões do lobista Júlio Camargo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou ontem o rompimento formal com o governo de Dilma Rousseff. Apesar de ter conseguido maioria na Casa para impor sucessivas derrotas ao Palácio do Planalto no primeiro semestre, Cunha recebeu modestos e dispersos apoios em sua decisão. A cúpula do PMDB, a começar pelo vice-presidente Michel Temer, que preside a legenda, imediatamente demarcou a posição dele como pessoal, distinta da do partido. O Planalto incentivou o isolamento de Cunha, destacando que “ministros e parlamentares do PMDB tiveram e continuam tendo um papel importante” no governo. Líderes dos partidos da base tentaram conter o incêndio e, quase uníssonos, reiteraram o alinhamento a Dilma, mesmo reconhecendo que Cunha pode dificultar a vida do governo no segundo semestre, agravando a crise política.

Numa coletiva de imprensa, Cunha apresentou documentos para acusar o governo de estar por trás de pedidos de informações da Receita Federal sobre suas contas. Ele disse estar convicto da participação de “um bando de aloprados do Planalto” na “ação persecutória” do procurador-geral Rodrigo Janot, responsável pelos inquéritos contra políticos da Operação Lava-Jato.

— Saiba que o presidente da Câmara agora é oposição ao governo — anunciou Cunha, dizendo que vai defender que o PMDB faça o mesmo. — Ninguém pode me condenar previamente. Estou me sentindo muito indignado com os fatos, mas atuarei, como presidente da Câmara, com a serenidade que o cargo me impõe.

Na avaliação de ministros próximos à presidente Dilma, o fato é “terrível” para o governo, ainda que enfraqueça politicamente Cunha. Para o Planalto, o rompimento era a única saída política de Cunha diante de uma denúncia tão direta de recebimento de propina. O governo espera denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente da Câmara nos próximos dias e acha que ele tenta se “vitimizar”, criando uma cortina de fumaça.

Mesmo no PMDB, o rompimento foi considerado uma demonstração de descontrole. A nota divulgada pelo vice Michel Temer, presidente do PMDB e articulador político do governo, deu o tom no partido, dizendo que a iniciativa de Cunha “é a expressão de uma posição pessoal”. Temer ressalta que “toda e qualquer decisão partidária só pode ser tomada após consulta às instâncias decisórias do partido”.

O rompimento foi discutido na noite de quintafeira, em jantar no Palácio do Jaburu, residência de Temer. O vice recebeu Cunha e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O presidente da Câmara comunicou que não tinha mais condições de permanecer na base do governo. Temer ainda tentou, em vão, demovê-lo do anúncio de ontem, repetindo o apelo interno que tem feito pela “sobriedade” do PMDB em momento tão delicado. O vice deixou claro que não abandonará a coordenação política, como Cunha quer.

— É uma decisão isolada. Todos nós temos que ter juízo com o momento que estamos vivendo. O PMDB não está no governo, é governo — reforçou o ministro Hélder Barbalho (Pesca).

Nem mesmo o PMDB do Senado, onde o presidente Renan Calheiros tornou-se um grande crítico de Dilma, aderiu a Cunha em sua estratégia radical. Renan cancelou uma coletiva de imprensa que daria ontem pela manhã e optou por divulgar uma nota crítica à gestão de Dilma, mas sem se expor como Cunha. À tarde, se reuniu com senadores mais próximos, como Romero Jucá (PMDB-RR), Delcídio Amaral (PT-MS) e Edison Lobão (PMDB-MA). Todos repetiram o tom ponderado.

— Não é hora de romper. O momento é muito delicado para jogar gasolina na fogueira — disse Jucá.

— O PMDB tem que sair da aliança como entrou, pela porta da frente — disse o líder do partido no Senado, Eunício de Oliveira (CE).

Nem mesmo o maior aliado de Cunha no Congresso, o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), o apoiou. Dirigentes dos partidos da base, como PDT e PP, mantiveram apoio ao governo, embora achando que a situação de Dilma vai piorar. Eles rejeitam, no entanto, a tese de que Cunha tenha de se afastar do cargo, como defenderam o PSC e o PSOL.

Beneficiária mais clara da crise, a oposição manteve cautela desde quinta-feira. O líder do DEM, Mendonça Filho (PE), demonstrou preocupação:

— A gente sai de uma crise política para virar agora uma crise institucional. Temos que agir com responsabilidade. Não estou aqui para passar a mão na cabeça de ninguém, mas que o curso normal do processo de investigação avance sem interferência e manipulações e buscando a verdade dos fatos.

Entre as principais lideranças da Câmara, apenas o presidente do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva (SP), divulgou nota em apoio a Cunha. (Isabel Braga, Simone Iglesias, Fernanda Krakovics, Maria Lima, Cristiane Jungblut, Júnia Gama e Washington Luiz)