Condenados pelo mensalão irão para o semiaberto

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal ( STF), Ricardo Lewandowski, autorizou que dois condenados no mensalão passem do regime fechado para o semiaberto. José Roberto Salgado, ex- vicepresidente do Banco Rural, e Simone Vasconcelos, funcionária do operador Marcos Valério, que já passaram mais de um ano e meio presos, vão poder trabalhar durante o dia e voltar à prisão à noite.

Apesar de o relator do caso ser o ministro Luís Roberto Barroso, a decisão foi de Lewandowski por conta do recesso do Judiciário. Ele acolheu o parecer da Procuradoria- Geral da República ( PGR), que tinha se manifestado favoravelmente à progressão de pena.

Segundo a PGR, os dois tiveram bom comportamento e já cumpriram um sexto das penas. Simone quitou toda a multa de R$ 676 mil imposta pela Justiça. Já Salgado, pagou a primeira parte do R$ 1,5 milhão devido.

No pedido para o semiaberto, os advogados alegaram que Salgado já recebeu proposta de emprego em uma construtora. Mas tanto ele quanto Simone ainda precisam de autorização da Vara de Execuções Penais para trabalhar fora. Em 2013, Simone foi condenada a 12 anos de prisão. Salgado foi condenado a 14 anos de prisão.