Conselho da Petrobras discutirá privatização de empresa de gás

 

O Conselho de Administração da Petrobras vai analisar hoje a reestruturação da Transportadora Associada de Gás ( TAG), subsidiária da Gaspetro. A TAG controla a rede de gasodutos da Petrobras em todo o país. De acordo com uma fonte, existem ao menos duas propostas em discussão: uma alternativa é vender uma fatia de até 49% do capital da companhia. Outra hipótese seria a Petrobras se desfazer do controle da TAG, vendendo 80% da empresa.

DOMINGOS PEIXOTO/ 8- 2/ 15Em discussão. Conselho da Petrobras analisará renovação do registro da companhia na SEC

Segundo analistas, a venda da TAG é considerada inevitável já que a Petrobras precisa se adaptar à Lei do Gás, que não permite que a detentora do projeto seja a mesma empresa controladora do gasoduto. A exigência foi introduzida na legislação para permitir a competitividade no setor. Segundo uma fonte, já é certo que a TAG será dividida em duas: uma com ativos das regiões Norte e Nordeste e outra com ativos de Sul e Sudeste.

— Se a Petrobras não vender o controle da TAG, o investidor interessado não poderia fazer novos investimentos no ativo ( em razão da Lei do Gás), já que a Petrobras continuará sendo a dona do gás. Sem o controle, o negócio terá que ter cláusula com o chamado direito de preferência — disse a fonte, explicando que neste caso o eventual sócio teria o direito de, no futuro, comprar a fatia da Petrobras.

‘ MOVIMENTO DE PROTESTO’

Enquanto a Petrobras discute quais ativos vender para fazer caixa e reduzir seu endividamento, os petroleiros pretendem fazer hoje uma paralisação de 24 horas, em todo país, em protesto contra os cortes de investimentos previstos no Plano de Negócios 2015/ 2019 da estatal e contra as vendas de ativos no valor de US$ 57 bilhões. O coordenador da Federação Única dos Petroleiros ( FUP), José Maria Rangel, disse que a categoria está mobilizada.

— A categoria entendeu o movimento de protesto. Se esse plano for adiante, vamos reduzir a empresa quase à metade. O momento é difícil, e a redução das atividades da Petrobras afeta toda a economia do país, todos os trabalhadores — destacou José Maria.

Em seu blog na internet, Deyvid Bacelar, conselheiro que representa os funcionários, disse que o conselho vai discutir a reestruturação da TAG, a renovação do registro na Securities and Exchange Commission ( SEC, o órgão regulador do mercado de capitais americano) e a análise do regimento interno dos comitês, que passarão a assessorar decisões das diretorias.