Título: José Dirceu ovacionado
Autor: Rothenburg, Denise ; Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 03/09/2011, Política, p. 2/3

O primeiro discurso da solenidade de abertura do 4º Congresso do PT deu o tom para mostrar que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu será um dos protagonistas do encontro. Deputado federal cassado após suspeita de envolvimento com o mensalão, Dirceu foi recebido pela militância com aplausos ¿ saudação maior do que a recebida por Dilma e Lula.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, pediu para que os delegados aprovem uma moção de apoio ao ex-ministro, em resposta a uma reportagem da revista Veja, que, na semana passada, mostrou que Dirceu tem recebido políticos em um hotel de Brasília. Em seu blog, o petista acusou a reportagem da revista de tentar invadir a suíte de hotel onde se hospeda.

Lula fez coro: "Essa semana, li que iria ter um voto de apoio ao Zé Dirceu com o meu aval. Ninguém me perguntou isso. Não coloquem palavras na minha boca. Mas já que estou aqui e isso foi dito, pode dizer que ele tem o meu aval", afirmou Lula. Logo depois, Dilma seguiu na mesma linha. Ao cumprimentar os presentes, ela fez uma menção especial ao ex-ministro: "Na pessoa dele, que tem o meu apoio, cumprimento todos os ex-presidentes do PT".

Mensalão Dilma aproveitou ainda para falar do combate à corrupção. "Ninguém pode julgar que um governo tem uma meta dessas. Isso é ação contínua e permanente", disse ela.

Os personagens do mensalão não faltaram ao evento. O ex-líder do governo e ex-deputado Professor Luizinho chegou cedo, mas fez questão de se sentar numa das últimas fileiras. O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) também desfilou pelo plenário. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares marcou sua reestreia em congressos do partido sendo o último a sair do salão. (DR e PTS)