Título: Campo Grande estreia júri popular digital
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 03/09/2011, Brasil, p. 9

O fórum de Campo Grande realizou ontem o primeiro júri popular digital do país. Em vez das 301 páginas que integram o caso de homicídio, cada um dos sete jurados recebeu um notebook com acesso ao processo digitalizado. Um projetos de imagem permitiu ainda com que todos os presentes conhecessem as provas do processo. De início, houve uma economia de 2.107 folhas de papel. Mas o juiz Aluízio Pereira dos Santos, responsável pela iniciativa, também aponta a agilidade que é foi dada ao julgamento.

Foram investidos em torno de R$ 8 mil na compra dos computadores. Os advogados e os promotores de Justiça levaram os notebooks particulares. De acordo com Aluízio Pereira, na escolha dos integrantes do júri popular, levou-se em consideração se eles tinham conhecimento em informática. Ainda assim, servidores do tribunal ficaram em prontidão no julgamento caso ocorresse algum problema técnico.

O caso em questão tinha Denner Souza Ruiz como réu. O jovem de 19 anos é acusado do assassinato de Rafael Silva de Almeida, 22, em 9 de janeiro deste ano. Em depoimento, ele confessou o crime, mas disse que era ameaçado de morte pela vítima. O júri o condenou a 13 anos de prisão.

Segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, estão em andamento 1.166 processos que deverão ser julgados pelo júri popular ¿ que avalia crimes contra a vida, como os homicídios. Desse total, 183 estão digitalizados e podem ser integrados ao novo sistema de julgamento.