Título: Agronegócio decepciona
Autor: Batista, Vera
Fonte: Correio Braziliense, 03/09/2011, Economia, p. 12

A economia desacelerou em quase todos os setores analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), inclusive no agronegócio, um tradicional motor da expansão brasileira. Houve retração de 0,1% no segundo trimestre, um contraste frente aos 3,1% de crescimento dos três meses anteriores. Os resultados ruins se devem, principalmente, à pecuária. "O embargo da Rússia à carne brasileira afetou. Mas há também uma maior preocupação com o desmatamento e com a exploração florestal no país, fatores prejudiciais à atividade, que precisa de pastos", explicou Rebeca Palis, economista do IBGE.

O resultado surpreendeu os analistas do mercado. Eles acreditam que a tendência é de recuperação da agropecuária. Ignez Lopes, do Centro de Estudos Agrícolas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), lembrou que a carne bovina, exportada para mais de 100 países, sofreu um recuo de preços nos últimos anos em razão do abate de matrizes. "Agora, estamos na transição de alta para recompor as margens, mas nada que prejudique o desenvolvimento do setor. O número de cabeças é suficiente para atender à demanda da população", analisou. A situação tende a permanecer no segundo semestre, já que a pecuária historicamente sofre queda de preços no período, por conta do abate de bois e de suínos.

Na agricultura, talvez se observe resultado diferente do apresentado pelo IBGE, segundo a analista da FGV, porque a concentração das safras, principalmente de grãos, ocorre no primeiro e no segundo trimestres. Ex-ministro da Agricultura e atual presidente do Comitê Estratégico do JBS, Pratini de Moraes se surpreendeu com a retração no setor. "O PIB caindo? Não deveria. Ele tem oscilado muito nos últimos anos, mas sempre para cima", lembrou. Pratini destacou que os preços estão cada vez melhores e o crescimento sustentado do agronegócio independe da crise internacional. "Nosso grande trunfo é a economia interna", disse.