Título: Negromonte pacifica bancada do PP
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 25/08/2011, Política, p. 4

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, foi despertado ontem por um telefonema do Palácio do Planalto. Com o aval da presidente Dilma Rousseff, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, avisou a Negromonte para que ele "se virasse para pacificar a bancada do PP na Câmara". O recado foi dado após a cúpula do governo ler a entrevista do ministro na imprensa, na qual ele acusou vários deputados e até o ex-titular da pasta Márcio Fortes de querer derrubá-lo. Além disso, afirmou que muitos parlamentares têm "folha corrida".

Para não perder o emprego ¿ na prática, Negromonte já foi preterido na ascendência da bancada, comandada agora por Aguinaldo Ribeiro (PB) ¿, o ministro procurou deputados e senadores para tentar apaziguar os ânimos. Obteve êxito por uma razão pragmática: os dissidentes temem que a divisão transforme o PP em um novo PR, que desperdiçou o comando da única pasta que tinha na Esplanada.

Aliviado com a sobrevida, o ministro procurou Gilberto Carvalho para dizer que o problema estava equacionado. "Então, vá lá e diga isso pessoalmente para a presidente Dilma Rousseff", emendou Carvalho.

No início da noite, entretanto, houve uma nova situação de estresse, com a divulgação de uma entrevista do deputado João Pizzolatti (SC), confirmando que ele se reunia, a pedido do ministro, com deputados da legenda para tentar retomar o controle da bancada. Depois de nova reunião entre Dilma e Gilberto, o secretário-geral da Presidência ligou para Negromonte e disse que "o apoio da presidente não mudara e o ministro podia permanecer tranquilo no cargo".