Título: Dilma entre as mais poderosas
Autor: Augusto, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 25/08/2011, Política, p. 3

Considerada a terceira mulher com maior influência no mundo, presidente avalia que a troca de ministros não é uma "faxina"NotíciaGráfico

A presidente Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo, conforme a lista da revista Forbes, divulgada ontem. No topo do ranking, que inclui 100 nomes, está a chanceler alemã Angela Merkel. Em segundo aparece a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. A relação divulgada pela publicação, uma das mais influentes do mundo na área de economia, é dominada por políticas, empresárias e líderes dos setores de mídia e entretenimento. Outra brasileira no ranking é a modelo Gisele Bündchen, que ficou com a 60ª posição.

Oito chefes de Estado e 29 presidentes executivas de empresas estão na lista. A média de idade é de 54 anos. Juntas, elas controlam US$ 30 trilhões. Vinte e duas são solteiras. A revista registra que o mais "notável" da biografia de Dilma é o processo de ascensão ao posto de presidente. "Envolvida na política radical da América Latina, Dilma foi presa por dois anos. Em 2001, nomeada ministra de Minas e Energia, começou a alterar seus pontos de vista para uma abordagem mais pragmática e capitalista. Hoje, ela está lutando contra um rebelde Congresso que ameaça interromper sua agenda e o crescimento econômico do Brasil. Fora da política, Dilma é uma ávida fã de teatro, particularmente drama grego clássico e ópera", diz a revista. A publicação, no entanto, erra a data da entrada da presidente no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O ano correto é 2003 e não 2001.

Para o professor Diogo Costa, do Departamento de Relações Internacionais do Ibmec, o único ponto em comum entre as três primeiras colocadas na lista da Forbes é o destaque na mídia. "As três são muito diferentes. Merkel lidera a União Europeia em um período de crise. Já o destaque de Dilma é mais em função de ela ser a presidente de um país que se desenvolveu muito nos últimos anos. Quanto a Hillary, é a mulher mais poderosa do país mais poderoso do mundo", diz.