Título: Investimento alto
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 12/08/2011, Cidades, p. 24

A Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu) estima que o governo de Shenzhen gastou 250 milhões de euros só para operacionalizar os jogos universitários, além das obras que teriam custado, segundo autoridades chinesas, outros 600 milhões de euros. O dinheiro foi empregado ao longo de dois anos de trabalho para erguer uma estrutura iniciada praticamente do zero. Agnelo defende a candidatura de Brasília tendo como um dos argumentos o fato de a capital estar em preparação para sediar outros eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014.

O governador admite a necessidade de reformas e adaptações em alguns endereços, mas garante que a maioria dos equipamentos (82%) já estará pronta na ocasião da Universíade de 2017. "Temos praticamente tudo o que o campeonato exige em um raio de três quilômetros. É muito prático", considera. Para o governador, o evento está entre os campeonatos mundiais que contribuem para projetar o país no exterior e atrair a atenção para a capital brasileira.

O vice-presidente da federação que organiza a Universíade, Luciano Cabral, considera que há boas chances de o Brasil sediar o campeonato universitário de 2017. "Taiwan tem um problema político muito sério que pode atrapalhar sua candidatura e a Turquia já sediou esse evento. Há uma boa vontade do comitê para que o evento ocorra no Brasil", especula Cabral. O secretário Nacional do Esporte Educacional, Wadson Ribeiro, conta que há um esforço conjunto do DF com o Executivo federal para alavancar a candidatura de Brasília à sede do campeonato universitário: "Estamos trabalhando fortemente para apresentar uma proposta imbatível". Em setembro, os governos federal e do DF apresentarão oficialmente a proposta. No mês seguinte, uma equipe da Fisu visitará Brasília para avaliar as condições da cidade e, em novembro, será divulgado o resultado da disputa. Até lá, Agnelo faz campanha. "É corpo a corpo mesmo, procurar um a um os dirigentes com poder de voto (são 27) e convencê-los que você tem a melhor proposta", considera. (LT)

Tradição A Federação Internacional do Esporte Universitário foi fundada em 1949 com o intuito de divulgar os valores do esporte e promover a prática de exercícios físicos como complemento à formação acadêmica. O primeiro evento oficial, realizado em Merano, na Itália, ocorreu no ano de criação da entidade.