Título: Barreiras argentinas
Autor: Braga, Gustavo Henrique
Fonte: Correio Braziliense, 08/09/2011, Economia, p. 16

Em tom de campanha eleitoral, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, aproveitou a festa dos 60 anos de instalação da Mercedes-Benz em seu país para avisar que pretende aumentar barreiras à entrada de produtos estrangeiros. Apesar de a mandatária não ter citado a quem se referia, o discurso foi interpretado como um recado ao Brasil, que tem aproveitado a desvalorização do peso argentino para ganhar competitividade nas exportações destinadas ao vizinho. "Se ser duro é conseguir mais empregos, mais produção para o país, mais peças que sejam feitas aqui, temos a obrigação de fazê-lo pelo bem de 40 milhões de argentinos", declarou Cristina.

Durante um comício na província de Corrientes, o ministro da Economia da Argentina, Amado Boudou, que é vice na chapa de Kirchner à reeleição, também defendeu a aplicação de barreiras para complicar a entrada de produtos estrangeiros. "Quando defendemos as fronteiras, estamos protegendo o emprego dos argentinos", disse. As medidas protecionistas atingem 23% das vendas brasileiras para o país, sobretudo de frangos, calçados, geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupa. Acredita-se que, em caso de vitória nas eleições de 23 de outubro, Cristina elevará ainda mais esse percentual.