Título: Reunião com governadores
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 07/09/2011, Política, p. 2

Diante do desgaste político para defender abertamente a criação de um imposto que financie o aumento de gastos com a saúde, o governo tenta diluir esse ônus entre os governadores e articula com petistas a possibilidade de apresentação de uma nova proposta sobre o tema. Para dar início aos debates, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-SP), marcou para o próximo dia 20 uma comissão geral que irá discutir a regulamentação da Emenda 29.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, representantes da área financeira do governo federal, prefeitos, governadores e dirigentes de entidades da sociedade civil ligadas ao setor serão convidados a participar do evento. "Queremos ouvir os governadores, suas razões, argumentações para poder, a partir disso, ver o impacto que a Emenda 29 terá em cada um dos estados", disse Maia. Com isso, o Planalto pretende deixar que os governadores assumam a dianteira na defesa de uma fonte extra de recursos, já que, no Congresso, a base aliada, com exceção dos petistas, não se alinhou a esse discurso.

No dia seguinte à comissão geral, está previsto almoço dos governadores com líderes partidários na residência oficial da Presidência da Câmara. "Vamos pedir que os governadores nos mostrem, de forma sistematizada, qual é o efeito que a proposta provocará nos seus estados, para que isso nos ajude também a propor alternativas que possam viabilizar novos recursos para a área da saúde", afirmou Maia.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), foi instruído a abandonar o discurso de que o governo federal vai lutar por um novo imposto. O líder passa a bola aos governadores, defendendo que os únicos impactados serão os governos estaduais. "O governo não tem no horizonte de discussão um projeto para aumentar os recursos para a saúde", diz.