Presidente confirma que indicará Janot

 

CAROLINA BRIGIDO 

O globo, n. 29952, 09//08/2015. País, p. 4

 

A presidente Dilma e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniram-se ontem com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e comunicaram que, nesta semana, seu nome será indicado ao Senado para ser reconduzido ao cargo. Janot chefia o Ministério Público Federal (MPF) há dois anos e permanecerá no cargo por mais dois. A notícia foi dada ao procurador em encontro no Palácio da Alvorada pela manhã.

FELIPE SAMPAIO/SCO/STF/15-10-2014Procuradoria. Janot foi o mais votado: Dilma o indicará esta semana

Segundo Cardozo, Dilma tomou a decisão depois da votação dos procuradores da República, na qual Janot foi o mais votado. Embora não sejam obrigados a escolher o mais votado, a praxe é os presidentes endossarem a eleição interna do MPF.

— Ela (Dilma) marcou esse encontro para informá-lo da sua postura de acolher o nome eleito em 1º lugar na lista. Informou (a Janot) que tem sempre a postura de respeito à autonomia do Ministério Público. Na lista anterior, ela seguiu esse procedimento. Ela entende que o Ministério Público tem o legítimo direito de indicar a pessoa que deve conduzilo — disse Cardozo.

Em relação às críticas que o MP tem recebido pelas investigações da Lava-Jato, o ministro da Justiça reafirmou a posição do governo de respeito à autonomia do MP. Cardozo lembrou que a Constituição garante liberdade investigatória à instituição.

Para ser efetivado no cargo, Janot precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado. O nome será submetido a votação na comissão e também no plenário da Casa. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse, logo após a reunião, que assim que receber formalmente a indicação da presidente, agendará a data da sabatina:

Líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), comemorou a indicação de Dilma. Para ele, Janot é peça fundamental para a continuidade das investigações da Lava-Jato:

— É preciso manter a política de assepsia para resgatar o prestígio da classe política e empresarial do país. Pelo que tenho conversado no plenário, ele terá uma ampla maioria dos votos.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG) anunciou que o partido vai votar pela recondução de Janot no Senado.

— A votação obtida pelo procurador Rodrigo Janot demonstra a vontade de seus pares no MPF de que ele permaneça à frente da PGR. Seu trabalho tem merecido dos brasileiros reconhecimento pelo rigor e pela independência com que tem sido realizado — disse Aécio.