Título: Cinco grandes áreas afetadas
Autor: Araújo, Saulo ; Alcântara, Manoela
Fonte: Correio Braziliense, 11/09/2011, Cidades, p. 31

Cinco grandes áreas afetadas

Incêndio deste ano provocou a maior tragédia ambiental na Flona

O coordenador de Emergências Ambientais do ICMbio, Christian Berlink, diz que peritos em incêndios florestais detectaram que alguns focos começaram de dentro para fora da floresta, o que praticamente afasta a possibilidade de o fogo ter sido acidental. Ele também confirma que muitos invasores de terra, em represália à rigorosa fiscalização, incendeiam áreas de mata. "Muitas vezes, evitamos autuar em época de seca justamente para evitar esse tipo de represália", ressaltou Berlink.

O comandante do Grupamento de Proteção Ambiental dos Bombeiros, tenente-coronel Toni Monteiro Belinho, afirmou que as áreas mais afetadas desde o início das queimadas, além da Floresta Nacional, são o Jardim Botânico, a Reserva da Aeronáutica, a Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília (UnB), e a Reserva do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outros grandes incêndios no Gama e no Park Way também são tratados com atenção pelos bombeiros. O oficial reforçou a responsabilidade da sociedade na prevenção a esse tipo de tragédia ambiental. "É necessário que as pessoas se comprometam. Com atitudes simples, como roçar sua vegetação, cuidar do lixo e não jogar cigarro aceso no chão, podem evitar que ocorra uma mobilização como essa", afirmou.

O diretor adjunto do Jardim Botânico de Brasília, Marcelo Otoni, preocupa-se com os animais do cerrado, que morreram ou fugiram do seu hábitat. "Temos cobra, veado, tatu, capivara, seriema, lobo-guará e outros animais que morreram. E isso é irrecuperável. Ainda estamos tentando medir o tamanho do impacto que esses incêndios causaram na fauna", lamentou Marcelo. (SA)

Dia do Cerrado Apesar do cenário de devastação, Brasília celebra hoje o Dia do Cerrado. Organizadores dos eventos garantem que as atividades oferecidas à população, como passeios ciclísticos e coleta de sementes, não serão afetadas pela fumaça das queimadas. Após quatro dias com as portas fechadas devido ao fogo que consumiu parte do Jardim Botânico de Brasília, o local finalmente abrirá as portas para algumas atividades. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) também promove debates sobre questões sociais, shows e aulas sobre meio ambiente para comemorar o Dia do Cerrado (a programação completa está no site www. mma.gov.br).

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 11/09/2011 02