Título: Um novo capítulo na Agricultura
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 21/08/2011, Política, p. 6

Afastamento de ministro, depois de denúncia do Correio, consolida a "faxina" contra os malfeitos na Esplanada

A posse de mais um ministro próximo a Dilma Rousseff, marcada para amanhã, consolida a faxina promovida pela presidente e amplia a reconfiguração de um governo que ainda não completou oito meses de existência. Aliado antigo de Dilma, o deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS) deixa a recém-conquistada liderança do governo no Congresso para chefiar o Ministério da Agricultura, a partir de amanhã. Substitui Wagner Rossi, que pediu demissão na semana passada após o Correio revelar as viagens feitas pelo ministro num jatinho pertencente a uma empresa beneficiada por decisões do ministério (veja infográfico ao lado).

Experiente no Congresso, onde ocupa o quinto mandato de deputado federal, Mendes Ribeiro chega à pasta respaldado pela proposta de faxina de Dilma e com o discurso de ser um "ficha limpa" ¿ seu patrimônio particular caiu de R$ 569,7 mil para R$ 306,3 mil entre 2006 e 2010, conforme a declaração de bens registrada no TSE.

No Congresso, Mendes Ribeiro terá de enfrentar a resistência da própria bancada ruralista. Será uma relação nova entre o Ministério da Agricultura e a bancada formada por deputados e senadores que atuam em prol dos interesses da produção agropecuária. Na definição do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), um dos ruralistas mais característicos na Câmara e colega de partido do novo ministro: "Mendes Ribeiro não é da área. Ele é um cara urbano".

"Tomou Doril" Na noite da última quarta-feira, logo após a divulgação da carta de demissão escrita por Wagner Rossi, Colatto repetia aos colegas de bancada: "O líder sumiu, tomou Doril. E a gente aqui no plenário aguardando". Era uma referência ao líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), que decidia pela indicação de Mendes Ribeiro ao ministério em conjunto com o vice-presidente da República, Michel Temer.

Mendes Ribeiro é o quarto substituto em jogo desde o início da faxina. Dilma já escalou novos titulares para a Casa Civil, para o Ministério dos Transportes e para o Ministério da Defesa, além da troca feita entre os titulares da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Pesca. As mudanças continuam, antes de uma reforma ministerial oficial, prevista para dezembro.