O globo, n.30.006, 02/10/2015. País, p.4

Líderes na Câmara silenciam sobre denúncias contra Cunha

Oposição deve bancar permanência do deputado em nome do impeachment

“Até que se conclua qualquer processo, até que ele seja julgado, a presunção da inocência tem que ser respeitada. Não pode haver prejulgamento”
Leonardo Picciani
Líder do PMDB na Câmara “Não há perda de autoridade, e nem a mobilização pró-impeachment sairá enfraquecida com as novas denúncias contra Eduardo Cunha”
Roberto Freire
Presidente do PPS

-BRASÍLIA- Apesar de admitirem, em conversas reservadas, que as denúncias contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ficaram mais graves, líderes e presidentes de partidos — tanto os da oposição quanto os aliados do governo — preferem silenciar e publicamente não fazer cobranças a Cunha. Na oposição, líderes dizem que será preciso bancar a permanência de Cunha no cargo, apesar do desgaste, por conta do interesse no processo de impeachment da presidente Dilma.

Embora defendam investigação rigorosa e neguem que haverá blindagem, também não há disposição de apoiar um pedido de afastamento de Cunha da presidência da Câmara antes do julgamento da ação contra ele no Supremo, o que ainda não tem sequer data prevista.

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), alegou que o problema do país é a presidente Dilma Rousseff, e que Cunha, como outros parlamentares, são coadjuvantes no processo de perda de valores motivado pela corrupção. Segundo ele, os parlamentares nada podem fazer no caso, apenas o STF.

— Não há perda de autoridade, e nem a mobilização próimpeachment sairá enfraquecida com as novas denúncias contra Eduardo Cunha. Nada muda na nossa estratégia, e o PPS manterá a mesma postura de aguardar o julgamento do Supremo — disse Freire.

PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA

Um dos líderes da oposição, nos bastidores, tentou justificar a manutenção do apoio a Cunha, apesar do agravamento das denúncias contra ele.

— É preciso bancar o desgaste em nome do impeachment — disse o líder, reservadamente.

Leonardo Picciani (RJ), líder do PMDB, o partido de Cunha, defendeu a presunção da inocência quando questionado se o presidente da Câmara tem condições de permanecer no cargo.

— Até que se conclua qualquer processo, até que ele seja julgado, a presunção da inocência tem que ser respeitada. Defendo seguir a investigação normal e aguardar o fim do julgamento. Não pode haver prejulgamento — disse Picciani.

O argumento foi parecido com o usado pelo líder do PSD, Rogério Rosso (DF):

— Todos têm direito ao princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório. Vale para qualquer cidadão brasileiro.

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira ( PI), também investigado na Operação LavaJato, afirmou que não vê motivo para afastamento de Cunha.

Um dos líderes da base, próximo a Cunha, disse que “as investigações estão avançando, e outras interrogações estão surgindo”, mas que ainda é preciso aguardar que Cunha se defenda e mais informações sobre os dados vindos da Suíça. Para líderes aliados, falta “uma prova cabal”. Muitos citaram o caso do senador Romário (PSB-RJ), que foi acusado de ter conta não declarada no exterior e conseguiu provar que não era dele.

A oposição espera que Cunha apresente na próxima semana sua decisão sobre ao pedido de impeachment de Dilma feito pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior. Está certa de que, como fez com os demais pedidos, Cunha deverá mandar arquivar. E já se preparam para recorrer ao plenário. Assim, caberá à maioria aprovar ou rejeitar.

O líder do oposicionista Solidariedade, Arthur Maia (BA), defendeu Cunha:

— Se não houve impedimento judicial para se manter deputado, ele pode tudo. A Justiça é quem deve dizer. E devemos sempre garantir a presunção da inocência.

Para sustentar a defesa da manutenção de Cunha na presidência, a oposição vai alegar que não há o mesmo empenho do MP em investigar Lula, Dilma e outros parlamentares. E que o presidente do Senado, Renan Calheiros, já é réu em outro processo, e ninguém pediu seu afastamento do cargo.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse que vai ouvir os deputados do partido na próxima semana para avaliar a posição sobre Cunha diante das novas evidências. Ele disse que não se pode fazer prejulgamento, mas que é complicado ter um presidente de poder nesta situação.

O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), disse que as denúncias são graves e que seu partido vai incentivar as investigações, mas sem pedir o afastamento de Cunha até o julgamento do Supremo:

— Não vamos fazer prejulgamento. O DEM vai exigir que as investigações ocorram na profundidade que a gravidade das denúncias recomendam.