Título: Independência tem apoio global
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 20/09/2011, Mundo, p. 18
O projeto palestino para obter o reconhecimento de um Estado soberano e independente na Organização das Nações Unidas (ONU) conta com forte apoio popular ao redor do mundo. No entanto, muitas pessoas estão indecisas sobre se seus governos deveriam apoiar uma futura resolução. As conclusões são de uma pesquisa de opinião pública realizada pela emissora britânica BBC e divulgada ontem. Para 49% dos 20.446 entrevistados em 19 países, entre 3 de julho e 29 de agosto, seus governos deveriam apoiar a proposta palestina, enquanto 21% disseram esperar que seus líderes bloqueiem a iniciativa. Quase um terço (30%) dos consultados se declarou indeciso.
A maioria dos consultados em nove países se mostrou favorável à resolução e aqueles do mundo muçulmano demonstraram o maior apoio à proposta, segundo a consulta do BBC World Service, realizada pelo instituto de pesquisas GlobeScan. Noventa por cento dos egípcios entrevistados pediram que seu governo vote favoravelmente, enquanto 60% dos turcos, 52% dos paquistaneses e 51% dos indonésios declararam apoio à controversa proposta palestina.
Os cidadãos norte-americanos foram os que expressaram a oposição mais forte à iniciativa: 36% se declararam contrários, contra 25% dos indianos. Na União Europeia, pouco mais da metade dos consultados em França, Alemanha e Reino Unido disseram apoiar de forma inequívoca a proposta. "Se os cidadãos pudessem votar na ONU, a pesquisa sugere que o projeto palestino receberia o reconhecimento oficial das Nações Unidas", disse Doug Miller, presidente da GlobeScan. "No entanto, com tantos indecisos ou contrários, as repercussões internas seriam imprevisíveis se seus governos decidirem votar contra o reconhecimento", acrescentou.