Em entrevista ao MST, Chico defende Petrobras

 

JORGE BASTOS MORENO

O globo, n. 29991, 12//09/2015. País, p. 12

 

Recluso desde o fim do ano passado, quando lançou o livro “O irmão alemão”, o cantor e compositor Chico Buarque reapareceu em uma partida de futebol com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O artista recebeu no início desta semana o líder do movimento, João Pedro Stédile, e sindicalistas no campo do Polytheama, no Rio de Janeiro. Um registro em vídeo do encontro foi divulgado nas redes sociais do MST.

REPRODUÇÃOEncontro. Stédile entrevista compositor: “Há uma cobiça permanente em torno da Petrobras”, diz Chico

A pedido de Stédile, Chico autografou um DVD para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O cantor ganhou uma cesta com produtos orgânicos e presentes com a marca do movimento. Elogiou a criação de uma escola nacional de formação de quadros do MST e deu até uma entrevista para Stédile.

— Para três amigos da Venezuela que nós queremos (enviar os DVDs). Um é para o Maduro. Bota aí a sua assinatura — pede Stédile, que é atendido no mesmo momento.

No encontro, o líder do MST perguntou ao compositor qual sua opinião sobre o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que prevê mudanças no sistema de partilha do pré-sal. Para Stédile, o projeto é uma tentativa de privatizar a Petrobras.

— Não acredito que passe um projeto assim no Senado, não acredito que a sociedade vá aceitar se desfazer da Petrobras, do pré-sal e tudo mais — disse Chico.

O compositor lembrou o slogan da campanha “O petróleo é nosso”. Para ele, é “um velho lema que deve ser mantido”:

— Há uma cobiça permanente em torno da Petrobras. Agora, com essa história de participação na exploração do pré-sal, conquistas nossas, conquistas dos nossos governos desde os tempos de Getúlio (Vargas), que volta e meia são ameaçadas por esse tipo de investida — disse Chico.

Ao fim da partida, o artista recebeu um uniforme laranja de funcionário da Petrobras, com a sigla da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Chico disse estar orgulhoso. — Vou usá-lo por aí — brincou. O vídeo ainda mostra cenas do compositor jogando a pelada e arriscando chutes ao gol.