País vive momento 'delicadíssimo', diz Lula

Cristiane Agostine 

02/09/2015

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o país vive um momento "delicadíssimo", de "irracionalidade emocional", e disse que a presidente Dilma Rousseff deve analisar com atenção os protestos contra o governo para avaliar se está cumprindo de fato as promessas feitas à população. Ao lançar ontem o Memorial da Democracia, um site com a história das lutas democráticas do país, o ex-presidente disse que a gestão Dilma precisa "concretamente" medir o que tem acontecido nas ruas, com as manifestações.

"A única coisa é que temos que medir as consequências é se nós estamos fazendo aquilo que nós propusemos a fazer. Se a gente está certo ou se a gente está fazendo tudo ou se tem alguma coisa para a gente fazer. E a gente tem que medir a pressão para saber também por que eles estão se manifestando", afirmou Lula, ao discursar no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

"Nós temos que medir a pressão para saber se a gente está merecendo ou não, se está fazendo tudo o que deveria fazer ou não, se a gente está com dívida ou não. Para a gente não perder o foco a gente tem que saber concretamente o que está acontecendo nesse país para a gente medir", disse o ex-presidente.

À plateia de militantes e filiados petistas, o ex-presidente afirmou que todos os presentes já "carregaram uma faixa contra alguém, já xingou alguém". "A gente não pode estar nervoso porque tem gente fazendo manifestação contra nós. Temos que encarar isso com certa normalidade. As pessoas batendo baterem panela quando tem pronunciamento nosso é um ato democrático. Não incomoda ninguém, não atrapalha tanto. O problema é que a empregada depois vai lavar a panela e aí é difícil. Se tiver amassada, vai ser complicado", afirmou.

O ex-presidente reconheceu os erros cometidos por integrantes do partido e afirmou que é preciso pagar pelos desvios cometidos. "Nós temos que ter em conta que nós cometemos erros, temos que ter em conta de que não fizemos tudo, temos que ter em conta que tem muita coisa para fazer. Mas temos que ter a certeza de que temos defeitos, mas ninguém fez mais do que fizemos pela democracia nesse país", afirmou. "Precisamos voltar a ter orgulho e coragem de andar com nossas camisas vermelhas outra vez".

Lula disse que pretende erguer em um prédio o Memorial da Democracia e, em indireta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou que não tratou de recursos com empresários para financiar o Instituto Lula enquanto estava na Presidência. "Tomei atitude de que não iria conversar sobre isso enquanto eu fosse presidente, porque tem presidente que fez reunião enquanto era presidente com empresário para arrecadação", disse.

Valor econômico, v. 16 , n. 3833, 02/09/2015. Política, p. A10