Brasil tem economia mais fechada entre os integrantes do G-20, mostra relatório

Assis Moreira 

04/09/2015

O Brasil é a economia mais fechada entre os integrantes do G-20, grupo que reúne os maiores países desenvolvidos e os principais emergentes, segundo ranking publicado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI). O índice avalia 75 países numa escala de 1 a 6, com base em quatro fatores: abertura comercial, politica comercial, abertura ao investimento estrangeiro e infraestrutura para o comercio.

O Brasil recebe 2,3 pontos, ficando abaixo da abertura média. O país fica na 70ª posição entre 75 nações, a pior entre os membros do G-20. A Índia fica em 63 º lugar e a China em 59º. Brasil e Índia têm a pior pontuação no G-20, apesar de terem melhorado desde o relatório divulgado no ano passado. Segundo a CCI, os países do G-20 fracassaram em demonstrar liderança global no comércio. A Alemanha é a única do grupo que faz parte das 20 economias mais abertas entre as 75 pesquisadas.

Os países do grupo Brics ficam bem atrás. O relatório avalia que a União Europeia tem maior abertura para o comércio que os EUA. Cingapura e Hong Kong são os mercados mais abertos no mundo. Para a CCI, um pacote de reformas no comércio poderia gerar ganhos de exportação de mais de US$ 2 trilhões no médio prazo, criando 34 milhões de empregos.

Valor econômico, v. 16 , n. 3835, 04/09/2015. Brasil, p. A2