Título: Posse a caminho
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 21/09/2011, Política, p. 6

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá diplome João Capiberibe (PSB) como senador eleito na disputa de 2010. Com a decisão monocrática do magistrado, Gilvam Borges (PMDB-AP) perderá o mandato no Senado, dando lugar a Capiberibe. A cadeira do peemedebista está sendo ocupada atualmente por seu irmão e suplente Geovani Borges (PMDB-AP).

Gilvam foi eleito senador nas eleições de 2010, apesar de ter recebido somatório de votos inferior a relação a Capiberibe ¿ o peemedebista ficou em terceiro na disputa. O socialista não foi diplomado depois das eleições, pois teve a candidatura enquadrada pela Lei da Ficha Limpa. Capiberibe foi condenado por compra de votos em 2002.

Em março deste ano, o voto de Fux decidiu o entendimento do Supremo que derrubou a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Capiberibe, que assumirá o mandato nos próximos dias, será o primeiro senador barrado pelo Ficha Limpa a assumir o mandato.

Os deputados Janete Capiberibe (PSB-AP) e João Pizzolatti (PP-SC) já haviam tomado posse na Câmara. Eleitos senadores mas barrados na Justiça, Jader Barbalho (PMDB-PA), Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) ainda aguardam decisão da Justiça.