Título: Rádio para a base
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 17/09/2011, Política, p. 6

Expansão do veículo de comunicação da Câmara começa pelo berço político de Marco Maia

A Câmara escolheu o Rio Grande do Sul, estado do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), para iniciar o projeto de expansão da Rádio Câmara. A instituição que transmitirá o sinal da emissora oficial será a Fundação Municipal de Artes Montenegro (Fundarte), da prefeitura de Montenegro (RS), que possui concessão do Ministério das Comunicações para reproduzir o conteúdo da TV Cultura. A fundação ainda não tem concessão de rádio, apenas de TV, apesar de ter sido escolhida pela Casa para transmitir a Rádio Câmara. De acordo com a direção da Fundarte, a Câmara utilizará torre da fundação que alcança 20 municípios do Vale do Rio Caí, parte de Porto Alegre e Canoas, regiões que compõem a base eleitoral de Marco Maia.

O convênio entre a Fundarte e a Câmara para a transmissão do conteúdo da rádio custará R$ 93 mil aos cofres públicos, em 2011. O acordo para compartilhamento de torre foi firmado no mês passado. A assessoria da Casa afirma que, além da expansão do sinal na região metropolitana de Porto Alegre, outras seis cidades serão contempladas com a Rádio Câmara. O pedido dos canais que atenderão à emissora do Legislativo, acrescenta a assessoria da Casa, foram feitos durante a gestão de Michel Temer na Presidência da Câmara.

O peemedebista solicitou 12 canais e obteve parecer positivo para sete. Na proposta de atuação da Rádio Câmara, as capitais receberiam prioridade, por atingirem maior número de cidadãos. O município de Montenegro, que receberá a retransmissora da Câmara, tem 59 mil habitantes e é comandado pelo peemedebista Percival Souza Oliveira, aliado político do presidente da Câmara.

Seis cidades Além de Montenegro, estão na lista dos próximos convênios as cidades de Jaboatão dos Guararapes (PE), Cuiabá, Rio Branco, Macapá, São Luís e Salvador . Na divulgação da expansão da Rádio Câmara para o Rio Grande do Sul, Marco Maia afirmou que pretende espalhar a emissora oficial pelo país. "Já assinei um conjunto de pedidos de novas concessões de canais espalhados pelo Brasil, para que se possa dar essa dimensão nacional à Rádio Câmara.

A emissora já cumpre seu papel ao levar aos cidadãos de Brasília as informações sobre aquilo que acontece na Câmara. Nós queremos fazer com que essas informações cheguem a todo o Brasil."

Atualmente, apenas o Distrito Federal recebe o sinal da Rádio Câmara, por ondas de FM. A programação, no entanto, está disponível pela internet, em tempo real.

A emissora oficial vai funcionar na fundação, dentro do espaço que abriga o estúdio de TV, em Montenegro. A Rádio Câmara utilizará as antenas da Fundarte para emitir o sinal. Nas próximas semanas, funcionários da Casa visitarão o pequeno município para iniciar a implantação da rádio. A direção da fundação afirma que em março de 2012 o conteúdo produzido pela equipe da Câmara já estará no ar, acessível para os moradores dos municípios do Vale do Rio Caí, parte de Porto Alegre e Canoas.

O Senado também mantém parcerias para expandir o sinal de sua rádio. Diferentemente da Câmara, a Casa opta por parcerias com assembleias legislativas e, de acordo com a assessoria, não tem convênios com prefeituras. Atualmente, o conteúdo da Rádio Senado é difundido em cinco municípios. A assessoria afirma que os acordos não envolvem recursos e que a Casa paga apenas pela energia elétrica consumida pelos transmissores. Para expandir a rádio, o Senado faz convênios sem custos, compra transmissores e usa a antena instalada. A assessoria da Câmara informou que optou pelo convênio com custos, pois é mais oneroso adquirir o equipamento do que firmar uma parceira remunerada de menos de R$ 100 mil.