Título: Lula prepara sua reforma política
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 17/09/2011, Política, p. 10
Grupo liderado pelo ex-presidente propõe mudanças como a redução pela metade do tempo de mandato dos senadores
Reduzir o tempo de mandato dos senadores de oito para quatro anos a partir de 2018 e estipular a idade mínima para a candidatura a deputado federal em 18 anos ¿ hoje, só pode disputar o cargo quem tem, no mínimo, 21 anos.
Essas são as novidades apresentadas ontem, após a reunião do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com lideranças de PSB, PDT, PCdoB e PT. O grupo, que discute pontos da reforma política, levará as propostas ao projeto em discussão na Câmara dos Deputados.
Outras iniciativas já discutidas pelo grupo preveem diminuir de 35 anos para 30 a idade mínima obrigatória de quem quiser se candidatar ao cargo de senador. A ideia inclui alterar as normas de suplência, reduzindo de duas para uma a quantidade de reservas por senador ¿ o suplente seria o deputado federal do partido mais votado no respectivo estado do titular.
Por sugestão de Lula, os presidentes das fundações do PT, do PDT, do PSB e do PCdoB também debateram a possibilidade de realizar uma manifestação popular em Brasília para defender a reforma política. A ideia da realização de um ato público já havia sido dada por Lula há alguns meses, mas ganhou força com a expectativa de votação da reforma política na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, na próxima semana. No entanto, não foi estipulada data para a realização do protesto. De acordo com Nilmário Miranda, presidente da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, a ideia é que as fundações dos partidos mobilizem sindicatos e associações de estudantes e defensoras dos direitos de negros, mulheres e trabalhadores rurais.