Título: Pressão no Banco UBS
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 17/09/2011, Economia, p. 21

O Banco UBS está sofrendo pressões de agentes do mercado para diminuir ou abandonar a atuação como banco de investimento, segmento no qual perdeu US$ 2 bilhões após a realização de operações fraudulentas. As agências de classificação de risco alertaram que as falhas de gerenciamento podem levar à redução do rating da instituição. Investidores esperam que o UBS anuncie uma ampla reestruturação envolvendo o corte de milhares de funcionários em um encontro que será realizado em 17 de novembro.

Para analistas, a perda, anunciada na quinta-feira, atingiu em cheio o banco de investimento, que, como outros na indústria, vinha lutando contra as novas e rigorosas regulações do setor financeiro, além da valorização do franco suíço em relação ao dólar. "Acreditamos que o UBS ficará sob pressão dos investidores para rever o negócio", comentaram os economistas do Banco JP Morgan. As agências Standard & Poor"s, Fitch e Moody"s colocaram a nota de crédito do UBS em observação.

A polícia britânica acusou ontem, formalmente, operador do banco Kweku Adoboli por fraudes, um dia depois de o banco suíço ter reportado o prejuízo. O escritório de advocacia Kingsley Napley representará Adoboli, como fez com Nick Leeson, cujas perdas em derivativos causaram um colapso no Barings Bank em 1995.

--------------------------------------------------------------------------------